O Pibid e suas contribuições para o ensino de língua inglesa: aplicação de atividades lúdicas associadas à cultura de paz, solidariedade e justiça social
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11728Palabras clave:
Docência, Ludicidade, Ensino de língua inglesa, Relato de experiência, SociedadeResumen
O presente artigo visa mostrar a relevância do Pibid, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência, na formação de professores, bem como o papel da educação na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Trata-se de um relato de experiência sobre duas oficinas com atividades lúdicas desenvolvidas por bolsistas do Pibid, em uma escola pública de Viçosa, Minas Gerais. Os aportes teóricos utilizados para embasar as discussões relacionadas ao ensino da Língua Inglesa, ao papel da escola na sociedade e à importância das metodologias lúdicas foram Baladeli (2016), Barcelos (2011), Davis et al (2013), Dupret (2002), Estêvão (2016), Garcia (2018), Marzari (2020), Miccoli (2016), Rocha (2015), Santos (2019) e Tavares e Barreiro (2017). Por meio deste relato, foram apresentadas reflexões sobre a necessidade do docente saber moldar suas didáticas para promover uma educação crítica que caminhe rumo à justiça social. Além disso, foram compartilhadas experiências que mostram que o uso da ludicidade em aulas de inglês pode alcançar um ensino muito mais efetivo, visto que isso se distancia do ensino tradicional, o qual é considerado como maçante e desestimulante por muitos estudantes.
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Citas
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