Orientador escolar: desafios e resoluções de resolver conflitos no ambiente escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11731

Palabras clave:

Orientador Educacional, Papel do Orientador, Mediação de conflitos

Resumen

O presente cerne a respeito do papel do Orientador Educacional mediante ao âmbito escolar, o verdadeiro papel do Orientador sua história, a ética profissional e seu papel, em suma, mostrará um pouco do trabalho que se desenvolvido com clareza e seriedade terá um resultado satisfatório no fim do ano. Para a realização deste, optou-se por uma revisão bibliográfica com foco no tema. O mesmo se justifica diante da realidade e a necessidade de se ter um orientador educacional nas escolas, onde o mesmo exerce várias funções importantes. Esse estabelece o objetivo de divulgar a importância do papel do Orientador Educacional dentro da escola, oportunizando que todos sejam beneficiados com um trabalho de extrema necessidade nos dias atuais. O trabalho de um orientador educacional reveste-se de grande importância, complexidade e responsabilidade e, para que seja realizado a contento, exige-se muito desse profissional, não só em termos de formação, de atualização constante e de características de personalidade, como também de comportamento ético.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). viniciuscarvalho34@hotmail.com.  https://orcid.org/0000-0003-2920-3998.

Leandro Pedrazzi Leal, Universidade Estácio de Sá

Mestrando em Educação (2022-2024). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2018). Graduando de Licenciatura em Geografia (2022-2023). Especialização em Educação Especial Especial e Inclusiva (2021). Especialização em Gestão Educacional com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2019) . Especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional (2019). Atualmente atua no Instituto de Pesquisas Educacionais como Coordenador de Educação Especial e Inclusiva. Possui vinculo como docente da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Itapemirim. Tem experiencia com práticas Educativas na Educação Especial e Inclusiva e na Alfabetização e Letramento nas séries Iniciais do Ensino Fundamental. 

Citas

ABELIN, L. T. Orientação Educacional: novas dimensões para pais e professores. Petrópolis: Vozes, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 5.692/71 de 11 de agosto de 1971. Brasília: MEC/SEF, 1971.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 4.024/61 de 20 de dezembro de 1961. Brasília: MEC/SEF, 1971.

BRASIL. Conselho Federal de Educação – CFE - Parecer 292/69 de 11 de abril de 1969. Brasília, 1969.

BRASIL. Conselho Federal de Educação – CFE - Parecer 632/69 de 30 de setembro de 1969. Brasília, 1969.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 5.564/68 de 21 de dezembro de 1968. Brasília: MEC/SEF, 1968.

BRASIL. Conselho Federal de Educação – CFE - Decreto lei nº 17.698 de 26 de dezembro de 1947. Brasília, 1947.

PIMENTA, Selma Garrido. O Pedagogo na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1991.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIANCAGLIA, Lia Renata Angeline; PENTEADO, Wilma Millan Alves. Orientação Educacional na Prática: Princípios, técnicas e instrumentos. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

GRINSPUN, Mirian. A Orientação educacional - Conflito de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (Org.). A Prática dos Orientadores Educacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

IAVELBERG, Catarina. Orientação educacional potencializa a formação docente. Gestão escolar – Revista Nova Escola, 14. ed. Junho/Julho. Título original: Cumplicidade formativa. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/gestaoescolar/orientacao-educacionalpotencializa-formacao-docente-636831.shtml>. Acesso em: 05 de Setembro de 2022.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. O desafio das diferenças nas escolas. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

MARTINS, José do Prado. Princípios e métodos da orientação educacional. 2 ed. São Paulo; Atlas, 1984.

MIRA, Ane Patrícia Viana José de. Princípios para a gestão escolar humanizadora a partir da perspectiva do Humanismo em Paulo Freire. (Dissertação de Mestrado). 140 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade La Salle. UNILASALLE. Canoas (RS), 2017.

LÜCK, Heloísa. Ação integrada: Administração, supervisão e orientação educacional. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

PASCOAL, Miriam. O Orientador Educacional no Brasil: uma discussão crítica. Poíesis, Catalão, GO, v.3, n. 3 e 4, p. 114-125, 2005/2006.

PASCOAL, Miriam; HONORATO, Eliane Costa; ALBUQUERQUE, Fabiana Aparecida de. O Orientador Educacional no Brasil. Educ. rev. n.47, Belo Horizonte, Jun. 2008.

PIMENTA, Selma Garrido. O Pedagogo na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1991.

ROSA, Maria Lúcia Fonseca da. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA GESTÃO ESCOLAR. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Educacional, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/14157/TCCE_GE_EaD_2018_ROSA_MARIA.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 10 dez. 2022.

Publicado

2023-06-26

Cómo citar

Freitas, V. da S., & Leal, L. P. (2023). Orientador escolar: desafios e resoluções de resolver conflitos no ambiente escolar. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e11731, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11731

Número

Sección

Dossiê: Cultura de paz