O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12356

Palabras clave:

Livro Didático, Período Colonial, Ensino de História

Resumen

 O artigo objetiva analisar quais são as perspectivas eleitas pela literatura didática para estruturar a narrativa do período colonial brasileiro. Através dos conceitos de Representação de Roger Chartier (1990), de discurso de Mikhail Bakhtin (2006) e de Análise de conteúdo de Lawrence Bardin (2011) analisamos dez coleções didáticas, aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), datadas entre 1997 e 2015. Constatou-se que na mescla de narrativas que constituem a literatura didática sobre o período colonial, ainda predomina a teoria dos ciclos econômicos, onde o bandeirante ocupa um papel crucial.

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Biografía del autor/a

Andressa da Silva Gonçalves, Universidade federal do Pará

Graduada em história pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em história social (UFPA), e doutoranda em educação na Amazônia (UFPA). Atualmente é professora de história da Educação Básica na rede municipal de Altamira-PA. 

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Publicado

2023-08-08

Cómo citar

Gonçalves, A. da S. (2023). O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015). Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e12356, 1-23. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12356