A geografia agrária no ensino médio: uma análise da abordagem teórica nos livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v4i1.6145Palabras clave:
Geografia Agrária; Livro Didático; Ensino Médio.Resumen
O texto é fruto dos trabalhos de pesquisa realizados pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Geografia – GRUPEG e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. O objetivo da investigação centrou-se na análise dos conteúdos da Geografia Agrária dispostos em livros didáticos do Ensino Médio. Tal análise, advém de indagações relacionadas aos saberes geográficos no processo de ensino aprendizagem desse ramo da Geografia, presentes nos livros didáticos. Nesse sentido, este artigo analisa o conteúdo de Geografia Agrária do ensino médio em algumas obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo selecionados um livro de cada período de seleção: 2012-2014, 2015-2017 e 2018-2020. Verificamos como tais conteúdos podem contribuir para a construção dos saberes dos alunos da rede pública de ensino. Foram analisadas também as diferenças teóricas e metodológicas observadas nessas três obras de autores diferentes e que fazem parte de edições recentes do PNLD e como isso afeta o ensino de Geografia agrária no Ensino Médio.