O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8303Palabras clave:
Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador.Resumen
O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo.
Descargas
Citas
ALONSO, M. (Org.). O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo/SP: Pioneira, 2003.
BRANCO, A. 10 espécies de cactos e plantas suculentas fáceis de cultivar e manter. 2016. Disponível em: https://www.greenme.com.br/morar/horta-e-jardim/4731-10-especies-de-cactos-da-cultivar . Acesso em 06 de dez. 2018.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB. Lei n. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília/DF: MEC, 1996.
______. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR. 2018. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor> Acesso em: 15 de out de 2018.
______. A capes e a educação básica. 2014. Disponível em:
<http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/informacoes-classificadas/57-salaimprensa/artigos/4721-a-capes-e-a-educacao-basica> Acesso em: 15 de out de 2018.
______. Analfabetismo cai em 2017 mas segue a cima da meta para 2015. 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015>. Acesso em: 27 de nov de 2018.
______. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectivada Educação Inclusiva. Brasília/DF. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008]. Disponível em: <http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf> Acesso em: 05 de nov. de 2018.
GATTI. A. B. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, v. 31, n. 113, 2010, p. 1355-1379.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2006.
LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo/SP: Cortez, 2005.
MANTOAN, M. T. E. Por uma escola de todos. LITI UNICAMP. [S.I] [2003]. Disponível em: <http://www.lite.fe.unicamp.br/cursos/nt/ta1.13.htm> Acesso em: 14 de mai. 2020.
_______. Ensinando à turma toda: as diferenças na escola. LITI UNICAMP. [S.I.] [2003]. Disponível em: <http://www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/uma_escola_de_todos.htm> Acesso em 14 de mai. 2020.
MINAYO, M. C. L. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2007.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, 2009, p. 143-155.
SCHMIDT, L. M.; RIBAS, M. H.; CARVALHO, M. A. A prática pedagógica como fonte de conhecimento. In: ALONSO, M. (Org.). O trabalho docente: teoria e prática. São Paulo/SP: Pioneira Thomson Learning, 2003, p. 19- 36.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.