Monitoria acadêmica e o auxílio ao ensino-aprendizagem em um curso de Ciências Biológicas

Autores/as

  • Renata Fernandes de Matos

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8314

Palabras clave:

Estratégias de Ensino; Ensino de Ciências; Formação Docente; Licenciatura.

Resumen

O estudo analisa as contribuições das atividades de monitoria acadêmica para o processo de ensino-aprendizagem em um curso de Ciências Biológicas. Seu desenvolvimento se deu com base em uma pesquisa do tipo qualitativa por meio do método descritivo. O público-alvo foram os alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um campus interiorano vinculado à Universidade Estadual do Ceará. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários, tomando-se como grupo pesquisado 90 alunos distribuídos em todos os semestres do curso. Pelos resultados obtidos na análise destaca-se que a monitoria proporciona valiosas contribuições para o ensino-aprendizagem, contando os alunos com um auxílio recorrente, sobretudo, para questionamentos de maiores proporções. Os alunos têm avaliado positivamente o trabalho desenvolvido pelos monitores, destacando que se sentem confortáveis em serem acompanhados por eles, o que tem como resultado a demanda da monitoria para uma série de disciplinas ao longo do curso. Conclui-se assim que a monitoria é uma atividade viável para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências Biológicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABREU, T. O. A monitoria acadêmica na percepção dos graduandos de enfermagem. Revista de Enfermagem da UERJ, v. 22, n. 5, p. 507-512, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011. p. 229.

BENIGNO, A. P. A.; LIMA, A. C. S.; OLIVEIRA, E. C.; OLIVEIRA, P. C. C. A atividade de monitoria no ensino de Química: estudo de caso do IFAL Campus Murici. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA; ENCONTRO DE EDUCAÇÃO QUÍMICA DA BAHIA, 16, 10, 2012. Anais... Salvador/BA: UFBA, 2012.

BOTELHO, L. V.; LOURENÇO, A. E. P.; LACERDA, M. G.; WOLLZ, L. E. B. Monitoria acadêmica e formação profissional em saúde: uma revisão integrativa. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 1, 2019, p. 67-74.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Lei n° 510 de 07 de abril de 2016. Brasília/DF, 07. dez. 2016.

FARIAS, J. P. A monitoria como prática colaborativa na Universidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2013.

FERNANDES, N. C.; CUNHA, R. R.; BRANDÃO, A. F.; CUNHA, L. L.; BARBOSA, P. D.; SILVA, C. O.; SILVA, M. S. A. Monitoria acadêmica e o cuidado da pessoa com Estomia: relato de experiência. Revista Mineira de Enfermagem, v. 19, n. 2, 2015, p. 238-241.

FIGUEIREDO, T. C.; FILIPPIN, N. T.; VENDRUSCULO, A. P. Percepção dos discentes de fisioterapia acerca da monitoria acadêmica. Fisioterapia Brasil, v. 17, n. 5, 2016, p. 450-456.

FURTADO, O. S.; DUARTE, A. F. V.; ALMEIDA, E. A.; OLIVEIRA, R. G. Contribuições da monitoria para desenvolvimento de habilidades e formação de competências pedagógicas. In: V Congresso Nacional de Educação, Recife/PE, 2017. Disponível em:

<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID5867_12092018173606.pdf>.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo/SP: Atlas, 2010.

JESUS, D. M. O.; MANCEBO, R. C.; PINTO, F. I. P.; BARROS, G. V. E. Programas de monitorias: um estudo de caso em uma IFES. Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 4. 2012, p. 61-86.

LINS, D. 2007. Ser Monitor. Faculdade Mauricio de Nassau.

Disponível em <http://mauriciodenassau.edu.br/artigo/exibir/cid>: Acesso em: 28 abr. 2020.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência do monitor. Revista Científica da Escola da Saúde, v. 3, n. 2, 2014, p. 77-83.

MENZEL, T. C. Monitoria na área da zoologia de invertebrados: uma possibilidade de ensino e aprendizagem. Anais.... III CIECITEC, Santo Ângelo/RS, 2015, p. 10-12.

NATÁRIO, E. G.; SANTOS, A. A. A. Programa de monitores para o ensino superior. Estudo de Psicologia, v. 27, n. 3, 2010, p. 64 74.

NATÁRIO, E. G. Programa de Monitores para Atuação no Ensino Superior: Proposta de Intervenção. 142 f. Tese (Doutorado)– Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2001.

NETO, J. G. P.; PARENTE, N. N.; FRAGA, W. B. Uma análise das concepções discentes acerca da monitoria no curso de licenciatura em Física no IFCE. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, n. 1, 2019, p. 1-16.

NUNES, J. B. C. Monitoria acadêmica: espaço de formação. Natal/RN: EDUFRN, 2007, p. 45-58.

SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. mensal, 2006, p. 65.

SCHNEIDER, E. M.; FUJII, R. A. X; CORAZZA, M. J. Pesquisas quali-quantitativas: contribuições para a pesquisa em ensino de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 9, 2017, p. 569-584.

SILVA, R. N.; BELO, M. L. M. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7, 2012, p. 15-18.

SILVA, L. B; PAULINO, W. M; MACEDO, O. J. V. Contribuições da monitoria no processo de construção da identidade docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2, Campina Grande/PB. Atas... Campina Grande/PB: 2015. Disponível em:

<http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php>. Acesso em: 23 mar. 2020.

SCHMITT, M. D.; RIBEIRO, M. C.; ADAMY, E. K.; BRUM, M. L. B.; ZANOTELLI, S. S. Contribuições da monitoria em semiologia e semiotécnica para a formação do enfermeiro: relato de experiência. Revista Cidadania em Ação: Extensão e Cultura, v. 7, n. 3, 2013, p. 1-8.

SOARES, M. A. A.; SANTOS, K. F. A monitoria como subsídio ao processo de ensino-aprendizagem: O caso da disciplina Administração Financeira no CCHSAUFPB. In: Encontro de iniciação à docência, 2008. Disponível em:

<http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/monitoriapet/ANAIS/Area4/4CCHSADCSAMT04.pdf>. Acesso: 25 fev. 2020.

SOUZA, R. O.; GOMES, A. R. A eficácia da monitoria no processo de aprendizagem visando a permanência do aluno na IES. Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico, v. 1, n. 2, 2015, p. 35-40.

UNIDERP. Regulamentação do programa de monitoria de ensino da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal.

Disponível em: http://www.uniderp.br/ver_pagina.aspx? Acesso em: 12 mar. 2020.

VICENZI, C. B.; CONTO, F.; FLORES, M. E.; ROVANI, G.; FERRAZ, S. C. C.; MAROSTEGA, M. G. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 3, 2016, p. 88-94.

Publicado

2021-03-28

Cómo citar

Matos, R. F. de. (2021). Monitoria acadêmica e o auxílio ao ensino-aprendizagem em um curso de Ciências Biológicas. Revista De Iniciação à Docência, 5(3), 51 - 61. https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8314