Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Methodi Ordinatio, Paulo FreireResumen
Este artigo, na forma de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, objetiva identificar a produção científica referente à contribuição de Paulo Freire para a formação de professores, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. A pesquisa foi realizada com a metodologia denominada Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: Quais as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores da modalidade de educação de jovens e adultos? Do ponto de vista da problemática, a pesquisa se caracteriza como de cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura apresenta sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 182 (cento e oitenta e dois) artigos. Após o processo de filtragem e eliminação de duplicatas e títulos não pertencentes à área de pesquisa, restaram 105 (cento e cinco) artigos; dos quais foram lidos o título e o resumo, e verificou-se que 10 (dez) artigos se referem aos temas, em conjunto: formação de professores, educação de jovens e adultos e Paulo Freire. Constatou-se as contribuições de Paulo Freire para a EJA e que existem possibilidades de pesquisa direcionando essas contribuições para a formação de professores nessa modalidade de ensino.
Descargas
Citas
AFONSO, Maria Lúcia Miranda; SILVA, Marcos Vieira; ABADE, Flávia Lemos. O processo grupal e a educação de jovens e adultos. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 4, p. 707-715, out./dez. 2009.
ARAÚJO, Mairce da Silva et. al. A atualidade de Paulo Freire em tempos de pandemia: Tecendo diálogos sobre os desafios da educação e do fazer docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2116609, 2021.
BARROS, Roanna. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e173244, 2018.
BORGES, Galbênia Ferreira. Educação Popular e cidadania: perspectivas da educação popular e docência face aos desafios da alfabetização na educação de jovens e adultos - EJA . Revista Humanidade e Inovação, Palmas, v. 7, n. 19, 2020.
BRAGA, Fabiana Marini; MELLO, Roseli Rodrigues; BACHEGA, Denise. A unidade na diversidade em Paulo Freire: avanços para a transformação educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2116609, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. [Lei Darcy Ribeiro]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 1996.
CASSOL, Atenuza Pires; PEREIRA, Jodielson da Silva; AMORIM, Antonio. Educação de Jovens e Adultos: contribuições freireanas para a formação cidadã. Criar educação. Criciúma, V. 10, nº 1, jan/jul 2021.
FREIRE, Paulo. Extensión o comunicación? La concientización en el mundo rural. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI, 1975.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 65ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.
GALVÃO, Maria Cristina Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática de literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.
HARACEMIV, Sonia Maria Chaves; SOEK, Ana Maria; MILEK, Emanuelle. Diversidade e Multiculturalismo: formação docente necessária à Educação de Jovens e Adultos. Dialogia. São Paulo, n. 31, p. 155-164, jan./abr. 2019.
LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes. A constituição da docência na educação de jovens e adultos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 210-228, Jan/Abr 2012.
LAMBACH, Marcelo; MARQUES, Carlos Alberto. Estilos de pensamentos de professores de química da educação de jovens e adultos (EJA) do Paraná em processo de formação docente. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.16, n. 01, p. 85-100, jan-abr, 2014
MORAES, Luciana Ferreira da Silva; ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Treinamento contínuo de professores para escolas em unidades de privação de liberdade. Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria, v. 46, 2021.
PAGANI, Regina Neli; KOVALESKI, João Luiz; RESENDE, Luis Maurício. Methodi Ordinatio: a proposed methodology to select and rank relevant scientific papers encompassing the impact factor, number of citation, and year of publication. Scientometrics, v. 105, n. 3, p. 2109-2135, 2015.
PAULA, Adalberto Penha; BARBOSA, Roberto Gonçalves. Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: Formação de professores/as e o ensino de Ciências. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2116609, 2021.
PELANDRÉ, Nilcea Lemos. Efeitos de longo prazo do método de alfabetização Paulo Freire. Tese de doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 1991.
SUORANTA, Juha; TOMPERI, Tuukka. Existe um Freire nórdico? A História da Recepção das Ideias Freirianas na Finlândia, Trepo, v. 5, 2021. Disponível em: http://www.jceps.com/archives/10480. Acesso em: 15 set. 2021.
WILLIAMSON, Guillermo; HIDALGO, Carolina. La Pedagogia del oprimido, la investigación em sala de clases y los profesores como investigadores. Educação em Revista. Belo Horizonte, Dossiê – Paulo Freire: O Legado Globa, v.35, e222219, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.