O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde

Autores/as

  • Luanna Lua Sousa Felício Universidade Federal da Bahia
  • Carmem Virgínia Moraes da Silva UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285

Palabras clave:

ensino remoto, mestrado profissional, prática educativa, práxis educacional, psicologia da saúde

Resumen

No presente artigo, por meio de um relato de experiência, com a intenção de fornecer subsídios que fundamentem uma discussão no que concerne ao Estágio Docente no Ensino Superior, objetivamos explicitar o significado da realização de um estágio docente, realizado como componente curricular obrigatório em um Programa de Pós-Graduação, à nível de mestrado profissional, de Psicologia da Saúde, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior (IES). A experiência descrita foi realizada na modalidade de ensino remoto no ano de 2021, em um cenário atípico, provocado pela Pandemia do Covid-19. Propomos a discussão da prática educativa, fundamentada na perspectiva freireana e apresentamos argumentos que compõem aspectos intrínsecos ao cenário mundial e à necessidade de adaptação da modalidade presencial para a remota, considerando, também, as nuances que envolvem a práxis educacional, como o planejamento, as funções exercidas, a escolha de plataformas, o encontro docente-discente, os atendimentos individualizados e coletivos, e os métodos avaliativos. Consideramos, então, que a pandemia provocou modificações na forma de ensino- aprendizagem, bem como no exercício da formação docente. No entanto, há aspectos fundamentais que sobressaíram às alterações como a vivência de lecionar no ensino superior, estando disponível e sensível ao processo dialógico de ensinar e aprender.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Sousa Felício, L. L., & Silva, C. V. M. da. (2021). O desafio do estágio docente na Modalidade Remota como práxis em Mestrado Profissional em Psicologia da Saúde. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 433-451. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9285

Número

Sección

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente