Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9305Palabras clave:
Pibid, Paulo Freire, Estudos de caso, Educação em CiênciasResumen
A docência é composta por múltiplos saberes construídos pelo professor durante o processo de formação inicial e durante o exercício da profissão. Há ainda aqueles que são elaborados a partir das vivências na educação básica, quando o docente ainda era estudante. Em relação ao processo formativo inicial, o subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora tem proporcionado aos bolsistas de iniciação à docência, aprendizagens durante suas vivências no cotidiano escolar. Entre essas aprendizagens, destacamos a elaboração e aplicação de estudos de casos sobre o tema Alimentação, cujo objetivo foi envolver os futuros docentes na prática de sala de aula para que pudessem articular com autonomia o desenvolvimento de todas as etapas do trabalho. Vale destacar que foi um desafio para muitos deles, já que o curso de Química não tem uma disciplina voltada ao estudo do corpo humano. Entretanto, notamos que os futuros professores puderam desenvolver a autonomia, o senso crítico, a pesquisa e a argumentação junto aos estudantes, seguindo os princípios de Paulo Freire para uma educação democrática, emancipatória e libertadora. Diante das aprendizagens, percebemos que houve mudanças na postura dos bolsistas relacionadas a percepção da escola, enquanto ambiente de formação, e também em relação à carreira do magistério, que passou a ser vista com responsabilidade, dedicação e comprometimento.
Descargas
Citas
ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga; CARMO, Gerson Tavares; BRANCO, Amanda Leal Castelo. A utilização do método Estudo de caso sobre o Ensino de Ciências Naturais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p. 126- 143, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília, 2001.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília: 2020. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 10 de ago. 2021.
ESTEVE, Francielle Escobar; COELHO, Franciele Braz de Oliveira. Abordagem da temática aproveitamento total dos alimentos no Ensino de Ciências da Natureza com enfoque interdisciplinar: relato de experiência no contexto da Educação Básica. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 323-335, 2021.
FARIA, Edna Silva; FARIA, Viviane Fleury; SILVA, Célia Sebastiana. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. esp. 1, p. 866-880, 2021.
FERNANDES, Carolina dos Santos; MARQUES, Carlos Alberto; DELIZOICOV, Demétrio. Contextualização na formação inicial de professores de Ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Revista Ensaio, v. 18, n. 2, p. 9-28, 2016.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, 15(42), p. 259-268, 2001.
FEIRE, Paulo. Educação e mudanças. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 49. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
JESUS, Maísa Pereira de; SILVA, Adjane da Costa Tourinho. A argumentação no ensino de CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 10, 2017. Disponível em https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/41_-_A_argumentacao_no_ensino_de_CTS_aliado_a_pedagogia_de_Paulo_Freire.pdf Acesso em 14 ago. 2021.
LEE, Lundoi Tobias; FRANCISCO, Fernanda Rodrigues; FERREIRA, Carolina França; MEDEIROS, Thiago de Ávila. Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. 1-9, 2021.
MENDES, Thamiris Christine; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Profissão docente: o que é ser professor? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2015, p. 39786-39803.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; REYES, Cláudia Raimundo; MARTUCCI, Elisabeth Márcia; LIMA, Emília Freitas de; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MELLO, Roseli Rodrigues de. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCAR, 2006.
PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, v. 42, n. 2, p. 771-792, 2017.
ROSTAS, Marcia Helena Sauaia Guimarães. Formação de professores: aspectos de um processo em construção. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 4, n.2, p. 169-185, abr./jun., 2019.
SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de caso no ensino de química. São Paulo: Átomo, 2009.
SANT’ANNA, Paulo Afranio; MARQUES, Luiz Otávio Costa. Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo. Educação & Realidade, v. 4o, n. 3, p. 725-744, 2015.
SIQUEIRA, Douglas Eduardo Bueno de; SANTOS, Genivaldo de Souza. Alteridade e autoritarismo em Paulo Freire. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 10, 2021. Anais [...]. Sergipe: Universidade Tiradentes, 2021, p. 1-15.
SOUSA, Polliane Santos de; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Argumentação centrada em Questões Sociocientíficas e Educação Problematizadora: algumas relações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015, p.1-8.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
WASUM, Karine da Silva; FRAGA, Jonas Grachten; MAURENTE, Viviane Maciel Machado. Paulo Freire em tempos de pandemia: refletindo sobre relações humanizadas no “novo” convívio escolar. In: MELO, Maria Aparecida Vieira de; TORRES, Maria Erivalda dos Santos; ALMEIDA, Ricardo dos Santos de (orgs.). Educação e prática pedagógica em Freire: desafios da atualidade. Recife: Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, v. 1, 2021, p. 80-102.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.