Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência

Autores

  • Ana Maria Carmo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andréia Francisco Afonso Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9305

Palavras-chave:

Pibid, Paulo Freire, Estudos de caso, Educação em Ciências

Resumo

A docência é composta por múltiplos saberes construídos pelo professor durante o processo de formação inicial e durante o exercício da profissão. Há ainda aqueles que são elaborados a partir das vivências na educação básica, quando o docente ainda era estudante. Em relação ao processo formativo inicial, o subprojeto Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Juiz de Fora tem proporcionado aos bolsistas de iniciação à docência, aprendizagens durante suas vivências no cotidiano escolar. Entre essas aprendizagens, destacamos a elaboração e aplicação de estudos de casos sobre o tema Alimentação, cujo objetivo foi envolver os futuros docentes na prática de sala de aula para que pudessem articular com autonomia o desenvolvimento de todas as etapas do trabalho. Vale destacar que foi um desafio para muitos deles, já que o curso de Química não tem uma disciplina voltada ao estudo do corpo humano. Entretanto, notamos que os futuros professores puderam desenvolver a autonomia, o senso crítico, a pesquisa e a argumentação junto aos estudantes, seguindo os princípios de Paulo Freire para uma educação democrática, emancipatória e libertadora. Diante das aprendizagens, percebemos que houve mudanças na postura dos bolsistas relacionadas a percepção da escola, enquanto ambiente de formação, e também em relação à carreira do magistério, que passou a ser vista com responsabilidade, dedicação e comprometimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Carmo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda do PPGQ da UFJF. Mestre em Ciências da Saúde UFJF. Especialista em Biotecnologia UFLA. Graduada em Ciências Biológicas UFJF. Graduada em Química UNIFRAN. Professora da Secretaria de Educação de Juiz de Fora.

Andréia Francisco Afonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Ciências (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar).

Referências

ALVARENGA, Mariana Monteiro Soares Crespo de Alvarenga; CARMO, Gerson Tavares; BRANCO, Amanda Leal Castelo. A utilização do método Estudo de caso sobre o Ensino de Ciências Naturais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p. 126- 143, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Brasília, 2001.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília: 2020. Disponível em: https://capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 10 de ago. 2021.

ESTEVE, Francielle Escobar; COELHO, Franciele Braz de Oliveira. Abordagem da temática aproveitamento total dos alimentos no Ensino de Ciências da Natureza com enfoque interdisciplinar: relato de experiência no contexto da Educação Básica. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 323-335, 2021.

FARIA, Edna Silva; FARIA, Viviane Fleury; SILVA, Célia Sebastiana. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente: relato de experiências na UFG. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 16, n. esp. 1, p. 866-880, 2021.

FERNANDES, Carolina dos Santos; MARQUES, Carlos Alberto; DELIZOICOV, Demétrio. Contextualização na formação inicial de professores de Ciências e a perspectiva educacional de Paulo Freire. Revista Ensaio, v. 18, n. 2, p. 9-28, 2016.

FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, 15(42), p. 259-268, 2001.

FEIRE, Paulo. Educação e mudanças. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 49. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

JESUS, Maísa Pereira de; SILVA, Adjane da Costa Tourinho. A argumentação no ensino de CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 10, 2017. Disponível em https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/41_-_A_argumentacao_no_ensino_de_CTS_aliado_a_pedagogia_de_Paulo_Freire.pdf Acesso em 14 ago. 2021.

LEE, Lundoi Tobias; FRANCISCO, Fernanda Rodrigues; FERREIRA, Carolina França; MEDEIROS, Thiago de Ávila. Abordagem da educação alimentar em livros didáticos de ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. 1-9, 2021.

MENDES, Thamiris Christine; BACCON, Ana Lúcia Pereira. Profissão docente: o que é ser professor? In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, 2015. Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2015, p. 39786-39803.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; REYES, Cláudia Raimundo; MARTUCCI, Elisabeth Márcia; LIMA, Emília Freitas de; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MELLO, Roseli Rodrigues de. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCAR, 2006.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; SARMENTO, Teresa. A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, v. 42, n. 2, p. 771-792, 2017.

ROSTAS, Marcia Helena Sauaia Guimarães. Formação de professores: aspectos de um processo em construção. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 4, n.2, p. 169-185, abr./jun., 2019.

SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de caso no ensino de química. São Paulo: Átomo, 2009.

SANT’ANNA, Paulo Afranio; MARQUES, Luiz Otávio Costa. Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo. Educação & Realidade, v. 4o, n. 3, p. 725-744, 2015.

SIQUEIRA, Douglas Eduardo Bueno de; SANTOS, Genivaldo de Souza. Alteridade e autoritarismo em Paulo Freire. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 10, 2021. Anais [...]. Sergipe: Universidade Tiradentes, 2021, p. 1-15.

SOUSA, Polliane Santos de; GEHLEN, Simoni Tormöhlen. Argumentação centrada em Questões Sociocientíficas e Educação Problematizadora: algumas relações. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015, p.1-8.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

WASUM, Karine da Silva; FRAGA, Jonas Grachten; MAURENTE, Viviane Maciel Machado. Paulo Freire em tempos de pandemia: refletindo sobre relações humanizadas no “novo” convívio escolar. In: MELO, Maria Aparecida Vieira de; TORRES, Maria Erivalda dos Santos; ALMEIDA, Ricardo dos Santos de (orgs.). Educação e prática pedagógica em Freire: desafios da atualidade. Recife: Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, v. 1, 2021, p. 80-102.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Carmo, A. M., & Afonso, A. F. (2021). Estudos de caso à luz da perspectiva freiriana: aprendizagens para a docência. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 474-488. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9305

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente