Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9375

Palabras clave:

Autonomia, Educação em Direitos Humanos, Educação em Valores, Educação Libertadora

Resumen

O presente artigo tem como objetivo compartilhar um estudo teórico-metodológico relacionado às possíveis aproximações entre o trabalho pedagógico voltado à Educação em Direitos Humanos, à Educação em Valores na escola e à Educação Libertadora em Paulo Freire.  A Educação em Direitos Humanos, a Educação em Valores e a Educação Libertadora, ainda que possuam especificidades epistemológicas e metodológicas, convergem para o objetivo comum de almejar a autonomia moral dos sujeitos, para que a partir de raciocínios e juízos morais mais elevados, baseados em princípios universais, seja possível a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

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Biografía del autor/a

Eduardo Silva Benetti, UNESP Bauru

Mestrando em Docência para Educação Básica, possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário Padre Albino (2005) e em Pedagogia pela UNIMES (2012). Desempenhou a função de chefe de divisão técnico pedagógico - Secretaria Municipal de Educação de Catanduva em 2020, Professor Recreacionista da Prefeitura Municipal de Catanduva. Tem experiência na área de Educação Física e Pedagogia, com ênfase em Educação. Atuou na função de chefe de departamento técnico-pedagógico junto à Secretaria Municipal de Catanduva no ano de 2020. Participou em 2019 do Ciclo Educar Hoje, evento promovido pelo SESC, ao lado de nomes como Moacir Gadotti e André Gravatá. Tem experiência com treinamento físico para crianças, desenvolvimento infantil, educação infantil, atividades recreativas e lúdicas, desenvolvimento neuromotor. Autor do livro Poemas Soturnos para tardes tristes.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Lepre, R. M., Campos, I. C. de, Silva Benetti, E., & Silva, M. E. F. da. (2021). Direitos humanos, valores morais e educação libertadora: diálogos para a construção da autonomia na escola. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 675-689. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9375

Número

Sección

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente