Contribuições de práticas freirianas para a formação de professores/as: experiência de uma gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9392Palabras clave:
Gestão democrática, Formação de professores, Educação crítico-reflexivaResumen
Este artigo objetiva apresentar um relato de experiência de uma gestão escolar, que buscou pautar suas práticas nos princípios da pedagogia freiriano e contribuir para formação permanente dos/as docentes e discentes. Para tanto, adotamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Os dados mostram que a gestão incentivou os/as docentes a buscar a autoformação; a transformar o espaço escolar em um ambiente propício para aprendizagem; para isso, reelaboraram o projeto pedagógico da escola com a meta de diminuir o fracasso escolar, realizaram reuniões nos bairros onde os/as alunos/as residiam, realizaram visitas domiciliares; ministraram seminários internos para refletir sobre a prática pedagógica. Os resultados refletiram positivamente nas taxas de aprovação que subiram no 1º, 2º e 5º ano para 100%, do 3º ano para 80% e do 4º ano para 83,6%. A taxa de evasão caiu para 0,3%. O índice de atestados médicos e licenças médicas dos/as professores/as e funcionários/as diminuíram. Houve mudanças profundas no comportamento, assiduidade, pontualidade e rendimentos dos/as alunos/as. Contudo, não houve o apoio efetivo da secretaria municipal de Educação para realizar a reforma da escola e disponibilizar profissionais cuidadores/as. Em síntese, educação de qualidade se faz com o engajamento de todos/as.
Descargas
Citas
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FIORENTINI, Dário.; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 10ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Educação e política. Organização: Ana Maria de Araújo Freire. 5. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto, Portugal: Editora Porto, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LÚDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação. Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In NÓVOA, António. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 8ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.