Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia

Autores/as

  • Adriana de Mello Amorim Novais Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437

Palabras clave:

EJA, Diálogo, Professores

Resumen

Este artigo visa a apresentar a compreensão da importância do diálogo docente com seus pares para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem na modalidade EJA. Para isso, buscou-se conhecer o diálogo na teoria freiriana, os princípios teóricos e metodológicos e as orientações para o acompanhamento da aprendizagem na Política da EJA da Rede Estadual da Bahia (2011). Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Freire (1980, 2013, 2001, 2011) sobre o diálogo, e a discussão sobre a importância da formação do(a) professor(a) embasou-se em Candau (2011), Nóvoa (1992) e Tardif (2006). Para a coleta dos dados, usou-se a roda de conversa com os professores(as) com questões norteadoras, envolvendo o entendimento sobre a EJA, dificuldades de aprendizagem, metodologias positivas e motivos que levaram os(as) educandos(as) a retornarem à escola na modalidade EJA. Com este trabalho, pôde-se perceber a importância dos momentos de diálogo, autêntico, de comunicação e colaboração, entre os professores(as) e seus pares.     

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AFONSO, M. L.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas: rodas de conversa em direitos humanos. Belo Horizonte: RECIMAM, 2008.

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite do trabalho para a EJA. Petrópolis: Vozes, 2017.

BAHIA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. Política de EJA da Rede Estadual: EJA Educação de Jovens e Adultos Aprendizagem ao longo da vida. Salvador: SEC-BA, 2011.

BARCELOS, V. Formação de professores para educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011. Disponível em: https://saopauloopencentre.com.br/wp-content/uploads/2019/05/candau.pdf. Acesso em: 30.08.2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 19ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 44ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

FREIRE, Paulo; et al. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

HADDAD, Sérgio. O Educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António(org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758?mode=full. Acesso em: 30.08.2021

SILVA, Adriana de Mello Amorim Novais. Trajetória de vida dos sujeitos da EJA e o papel dos saberes geográficos para a emancipação social. 2020. 220f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitoria da Conquista, Bahia, 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 7ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Silva, A. de M. A. N., & Benedictis, N. M. S. M. de. (2021). Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 267-282. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437