Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458Palabras clave:
Ensino de Ciências, Contextualização, Relatórios de produçãoResumen
Este trabalho busca identificar tendências temáticas, teóricas e metodológicas nas práticas pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Ciências da Natureza, vinculado à Unipampa – Campus Dom Pedrito. Para isso analisaram-se os relatórios de produção do Programa (2018-2019) a partir de três eixos definidos a priori: abordagem de temas, tendências teóricas e metodológicas. As informações foram organizadas por meio da análise de conteúdo seguindo as etapas de leitura, aproximação com os eixos temáticos e sistematização das informações. Verificou-se que a abordagem de temáticas ambientais, como as relacionadas ao bioma Pampa e aspectos presentes na realidade do estudante prevaleceu nas práticas analisadas. Pôde-se notar que não há uma metodologia definida, mas as práticas são balizadas, em geral, por uma concepção progressista de ensino. Além disso, o Programa parece ancorar-se em referenciais próximos a ideia de contextualização. Destaca-se, ainda, a abordagem dialogada nas práticas de ensino, os planejamentos coletivos e a contribuição para constituição da identidade do professor.
Descargas
Citas
AULER, D. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do Movimento CTS: Novos caminhos para Educação em Ciências. Contexto e Educação, v. 22, n. 77, p. 167-188, 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BENCKE, G. Monoculturas podem decretar o fim dos pampas. Entrevista concedida a. Revista do Instituto Humanistas Unisinos, v.1, n. 190.p.10-13, 2006.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 27 mar. 2020.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
CAMINHA, J. R. Conhecendo o Bioma Pampa e sua diversidade florística através de uma saída de campo: a Educação Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza. 2019. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS, 2019. Disponível em: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasdanatureza-dp/files/2019/09/reconhecendo-o-bioma-pampa.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.
CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, 2014. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid. Acesso em: 20 mar. 2020.
CASTRO, L. R. B. O Bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana-RS. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/18612/DIS_PPGEC_2018_CASTRO_LUIS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 03 abr. 2020.
CASTRO, L. R. B.; CARVALHO, A. V.; PESSANO, E. F. C. Percepções de alunos do ensino fundamental sobre o bioma pampa, no oeste do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista Exitus, Santarém/PA, v. 9, n. 4, p. 290 - 318, Out/Dez, 2019.
CENTA, F. G.; MUENCHEN, C. O trabalho coletivo e interdisciplinar em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática Freireana. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.17, n. 1, p. 68-93, 2018.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
CHASSOT , A. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
CHASSOT, A. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: V ANPED SUL: pesquisa em educação e compromisso social, 2004. p.11. Disponível em: http://migre.me/oQ3OS. Acesso em: 03 abr. 2020.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
FLOR, C. C. C.; TROPIA, G. Um olhar para o discurso da Base Nacional Comum Curricular em funcionamento na área de ciências da natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 144-157, jan./abr. 2018.
FONSECA, E. M. da; BIERHALZ, C. D. K. Programa institucional de bolsas de iniciação a docência: análise das publicações do Enpec. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 199, 2018.
FONSECA, E. M. Abordagem de temas no Ensino de Ciências: Reflexões para processos formativos de professores. Dissertação. (Mestrado em Ensino). Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, 2019. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br//handle/riu/4593. Acesso em: 13 dez. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 60ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GERVASIO, C. et al. Estudo científico de espécies nativas do bioma pampa como ferramenta para a educação ambiental crítica. In: XVIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO NO MERCOSUL, 2018, Cruz Alta. Atas... Cruz Alta, 2018. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/event/mercosul/. Acesso em: 02 abr. 2020.
KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 1ªed. São Paulo: Moderna, 2004.
LINDEMANN, R. H.; MUENCHEN, C.; GONÇALVES, F. P.; GEHLEN, S. T. Biocombustíveis e o ensino de Ciências: compreensões de professores que fazem pesquisa na escola. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 8, n. 1, p. 342-358, 2009.
MAMEDE, M; ZIMMERMANN, E. Letramento científico e cts na formação de professores para o ensino de ciências. Enseñanza de las ciencias, n. extra, 2005.
MILLI, J. C. L.; ALMEIDA; E. dos S.; GEHLEN, S. T. A Rede Temática e o Ciclo Temático na Busca pela Cultura de Participação na Educação CTS. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. Florianópolis, SC, v. 11, n. 1, p. 71-100, mai. 2018.
NOGUEIRA, K. S. C.; FERNANDEZ, C. O impacto do Pibid na formação de professoras experientes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 12., 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0233-1.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Sindicato dos professores de São Paulo: São Paulo, 2007.
POPPE, J. L.; SCHMITZ, H. J.; VALENTE, V. L. S. Diversidade biológica do bioma pampa na região das missões: preservação do patrimônio natural gaúcho. In: II ENCONTRO MISSIONEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CULTURA, 2016, São Luiz Gonzaga. Atas... São Luiz Gonzaga, 2016. Disponível em: http://docplayer.com.br/25992302-Diversidade-biologica-do-bioma-pampa-na-regiao-das-missoes-preservacao-do-patrimonio-natural-gaucho.html. Acesso em: 02 abr. 2020.
SANTOS, T. L.; SANTOS, V. A.; FERREIRA, D. T. Primeiros passos rumo à docência: expectativas de licenciandos do Pibid. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 12., 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1942-1.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.
SILVA, L.A.R.; MILARÉ, T. Os significados e a natureza dos saberes populares: reflexões e possibilidades no ensino de ciências. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v. 2, n. 3, p.95-104, set-dez., 2018.
SILVEIRA, T. A.; OLIVEIRA, M. M.; NOGUEIRA, R. A. A formação docente personalista em um pibid interdisciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 12., 2019, Natal. Atas... Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1370-1.pdf. Acesso em: 03 abr. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.