Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências

Autores/as

  • Eril Medeiros da Fonseca Universidade Federal de Santa Catarina
  • Crisna Daniela Krause Bierhalz Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Contextualização, Relatórios de produção

Resumen

Este trabalho busca identificar tendências temáticas, teóricas e metodológicas nas práticas pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Ciências da Natureza, vinculado à Unipampa – Campus Dom Pedrito. Para isso analisaram-se os relatórios de produção do Programa (2018-2019) a partir de três eixos definidos a priori: abordagem de temas, tendências teóricas e metodológicas. As informações foram organizadas por meio da análise de conteúdo seguindo as etapas de leitura, aproximação com os eixos temáticos e sistematização das informações. Verificou-se que a abordagem de temáticas ambientais, como as relacionadas ao bioma Pampa e aspectos presentes na realidade do estudante prevaleceu nas práticas analisadas. Pôde-se notar que não há uma metodologia definida, mas as práticas são balizadas, em geral, por uma concepção progressista de ensino. Além disso, o Programa parece ancorar-se em referenciais próximos a ideia de contextualização. Destaca-se, ainda, a abordagem dialogada nas práticas de ensino, os planejamentos coletivos e a contribuição para constituição da identidade do professor.

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Biografía del autor/a

Eril Medeiros da Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências da Natureza, Especialista em Ensino de Ciências na Educação do Campo (2019), Mestre em Ensino (Unipampa) (2019), Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (Ufsc).

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Pedagogia com Mestrado em Educação Ambiental (2007) e Doutorado em Educação (2012) pela PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Dom Pedrito.

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Publicado

2021-12-22

Cómo citar

Medeiros da Fonseca, E., & Krause Bierhalz, C. D. . (2021). Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 91-105. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458