Saberes e fazeres docente na Educação Infantil e as contribuições do Pibid de Pedagogia da UFAL-Campus do Sertão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.9548

Palavras-chave:

Formação docente, pesquisa-ação, pedagogia

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem modificado as relações entre teoria e prática, aproximando a universidade da escola pública. Nesse sentido, este texto apresenta a relevância do Pibid para formação inicial de professores, por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano escolar. A característica metodológica do Programa de Iniciação à Docência é a pesquisa-ação, no qual os bolsistas apropriam-se do processo formativo, reflexivo, analítico-crítico da ação docente. Assim, este trabalho visa identificar as contribuições do subprojeto de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas-Campus do Sertão para a formação inicial docente na Educação Infantil entre 2014 e 2016. Os relatórios das reuniões periódicas de supervisão e os escritos do diário de campo, provenientes da imersão na turma pré-escolar, foram categorizados e utilizados como materiais de suporte analítico. A análise e a interpretação desses materiais resultaram na compreensão de que as reuniões periódicas de supervisão, planejamento e o instrumento de diário de campo são essenciais para uma prática pedagógica pautada na reflexão-ação-reflexão. Os saberes e os fazeres docente da Educação Infantil, impressos nas atividades desenvolvidas pelos bolsistas, revelam abordagens inovadoras que favorecem a formação integral da criança por meio da educação emancipatória, humanizada e dialógica.

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Biografia do Autor

Letícia Campos de Lima, Universidade Federal de Alagoas

Especialista em Educação Infantil pela Universidade Cândido Mendes e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Tem atuado na área de pesquisa sobre formação de professores, Educação Infantil, crianças, infâncias e culturas.

Laíse Soares Lima, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe e mestra em Educação pela mesma instituição. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial pela Universidade Candido Mendes. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. É membro Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade.

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Publicado

2022-07-10

Como Citar

Lima, L. C. de, & Lima, L. S. (2022). Saberes e fazeres docente na Educação Infantil e as contribuições do Pibid de Pedagogia da UFAL-Campus do Sertão. Revista De Iniciação à Docência, 7(1), 10-25. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.9548