O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb

Autores

  • Rodrigo Pia Santos UESB
  • Georgenes Brendeo Rocha Santana UESB
  • Adriana David Ferreira Gusmão UESB

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6830

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor de Geografia., PIBID

Resumo

A formação de professores, nos dias atuais, representa um grande desafio. Desse modo, a adoção de políticas que possam contribuir para uma melhoria dos cursos de licenciatura e, consequentemente, do ensino, torna-se imprescindível. O presente artigo discute a formação do professor de Geografia, considerando as experiências propostas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid, na Uesb, Campus de Vitória da Conquista/BA. A abordagem do tema foi fundamentada em pesquisas e artigos científicos, livros e revistas. Também, houve pesquisa em fontes secundárias (Projeto Pibid Capes, Projeto Pibid / Uesb, subprojeto Pibid / Geografia Uesb-Campus Vitória da Conquista e Projeto de Orientação Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Geografia). Ao analisar o subprojeto de Geografia no Pibid foi verificado que esse programa fortalece a formação dos professores que atuarão na educação básica e, contribui, também, para a vivência dos alunos universitários no “Chão da Escola”, viabilizando experiências com os docentes de diferentes instituições de ensino e favorecendo práticas pedagógicas que são muito importantes para uma formação adequada dos futuros profissionais da educação.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Santos, R. P., Santana, G. B. R., & Gusmão, A. D. F. (2021). O Pibid na formação do professor de geografia na Uesb. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 87-95. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.6830