Professoras de Educação Infantil em época de COVID-19: relato de experiência sobre as atividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8397

Palavras-chave:

Educação Infantil, Pandemia, Aulas Remotas, Covid-19

Resumo

A pandemia causada pela COVID-19 impactou diversos setores, dentre eles, o educacional. Nesse contexto, as Secretarias de Educação tiveram que reestruturar as suas redes de ensino e adotar medidas para evitar a disseminação da doença. Uma dessas medidas foi a substituição das aulas presenciais por aulas remotas. Assim, o presente artigo tem como objetivo compartilhar as experiências de professoras sobre as atividades que estão sendo desenvolvidas na primeira etapa da Educação Básica. Essas docentes atuam em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em uma cidade do interior do estado de São Paulo e lecionam em turmas pré-escolares. Para tanto, utilizamos o método do relato de experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Mayumi Oshiro , Prefeitura Municipal de São Carlos

Pós-graduada lato sensu em Educação Infantil e Educação Especial

Alessandra Cristina dos Santos, Prefeitura Municipal de São Carlos

Pós-graduada lato sensu Psicopedagogia e Educação Especial

Ana Lúcia Soares, Prefeitura Municipal de São Carlos

Pós-graduada lato sensu em Psicopedagogia e Educação Escolar

Andrea Maria Alves Pinto, Prefeitura Municipal de São Carlos

Pós graduada latu sensu em Educação Especial e Psicopedagogia

Maria Augusta Fahl, Prefeitura Municipal de São Carlos

Pós graduada latu sensu Direito em Educação e Gestão de Recursos Humanos em Educação

Rita de Cássia dos Santos Gomes, Prefeitura Municipal de São Carlos

Licenciatura Plena para o Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Andreia Cristina Metzner, Centro Universitário UNIFAFIBE

Doutora em Ciências da Motricidade pela UNESP/Rio Claro. Mestre em Educação pela UFSCar/São Carlos. Professora do Centro Universitário UNIFAFIBE/Bebedouro. Diretora de escola da Prefeitura Municipal de São Carlos/SP.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BRASIL. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, 2020a. Seção 1, p. 39. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 Acesso em: 11 julho 2020.

BRASIL. Portaria n.º 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, 2020b. Seção 1, p. 62. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-544-2020-06-16.pdf. Acesso em: 11 julho 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF, 2018.

FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: Fortunato, Ivan; SHIGUNOV NETO, Alexandre (org). Método(s) de Pesquisa em Educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018. p.37-50.

JOYE, Cassandra Ribeiro.; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p.1-29, 2020.

SANTOS, Javan Sami Araújo; TRAJANO JÚNIOR, Salatiel Braga. Propositivas de um plano de contigenciamento em tempos de COVID-19: da secretaria às escolas de Rio Largo – AL. Revista Educação Básica em Foco, v.1, n.1, p.1-5, 2020.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Oshiro , A. M., Santos, A. C. dos, Soares, A. L., Pinto, A. M. A., Fahl, M. A., Gomes, R. de C. dos S., & Metzner, A. C. (2021). Professoras de Educação Infantil em época de COVID-19: relato de experiência sobre as atividades. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 36-47. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8397