Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência

Autores

  • Aniole dos Santos Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Maíra Souza Machado UESB
  • Grasiely Faccin Borges UFSB

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial (ERE), estágio, aulas remotas, prática docente

Resumo

A educação tem sofrido impactos desmedidos em virtude do cenário pandêmico, mas, por intermédio dos recursos tecnológicos, as aulas puderam acontecer modo remoto e, por conseguinte, os docentes tiveram que enfrentar os novos desafios, utilizando as tecnologias digitais. Com as aulas online, as atividades de estágio foram retomadas e adaptadas à nova realidade vivenciada no contexto educacional. Este relato tem como objetivo discutir e analisar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado realizado durante a pandemia, por meio do ensino remoto emergencial (ERE), explorando as potencialidades e adversidades desta vivência. O estágio foi realizado por intermédio de atividades síncronas e assíncronas, com o acompanhamento de aulas remotas de Química, em uma escola na capital baiana, através da plataforma Google Meet, com a participação de duas professoras da educação básica em rodas de conversa, abordando temáticas como planejamento pedagógico no ERE e discutindo os desafios e estratégias para novo formato.  A partir desta experiência foi possível identificar que as vivências e o fazer pedagógico no estágio proporcionaram o contato direto com o novo contexto educacional, evidenciando a necessidade da constância formativa na trajetória do professor. Nesse itinerário, as atividades realizadas nesse novo formato permitiram também a construção de um novo olhar desses futuros profissionais para a prática docente.

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Biografia do Autor

Aniole dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Gaduanda em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Sul da Bahia; Bolsista da Residência Pedagógica/ UFSB-Brasil.

Maíra Souza Machado, UESB

Doutoranda no Programa de Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Grasiely Faccin Borges, UFSB

Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (CFPPTS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

dos Santos Ferreira, A., Machado, M. S., & Borges, G. F. (2021). Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 35-51. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911