Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência

Autores/as

  • Aniole dos Santos Ferreira Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Maíra Souza Machado UESB
  • Grasiely Faccin Borges UFSB

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911

Palabras clave:

Ensino remoto emergencial (ERE), estágio, aulas remotas, prática docente

Resumen

A educação tem sofrido impactos desmedidos em virtude do cenário pandêmico, mas, por intermédio dos recursos tecnológicos, as aulas puderam acontecer modo remoto e, por conseguinte, os docentes tiveram que enfrentar os novos desafios, utilizando as tecnologias digitais. Com as aulas online, as atividades de estágio foram retomadas e adaptadas à nova realidade vivenciada no contexto educacional. Este relato tem como objetivo discutir e analisar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado realizado durante a pandemia, por meio do ensino remoto emergencial (ERE), explorando as potencialidades e adversidades desta vivência. O estágio foi realizado por intermédio de atividades síncronas e assíncronas, com o acompanhamento de aulas remotas de Química, em uma escola na capital baiana, através da plataforma Google Meet, com a participação de duas professoras da educação básica em rodas de conversa, abordando temáticas como planejamento pedagógico no ERE e discutindo os desafios e estratégias para novo formato.  A partir desta experiência foi possível identificar que as vivências e o fazer pedagógico no estágio proporcionaram o contato direto com o novo contexto educacional, evidenciando a necessidade da constância formativa na trajetória do professor. Nesse itinerário, as atividades realizadas nesse novo formato permitiram também a construção de um novo olhar desses futuros profissionais para a prática docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aniole dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Gaduanda em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Sul da Bahia; Bolsista da Residência Pedagógica/ UFSB-Brasil.

Maíra Souza Machado, UESB

Doutoranda no Programa de Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Grasiely Faccin Borges, UFSB

Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (CFPPTS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Citas

ALMEIDA, M. I.; PIMENTA, S. G. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.

BACICH, L. Ensino híbrido: relato de formação e prática docente para a personalização e o uso integrado das tecnologias digitais na educação. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC, n. 7, 2016.

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBOSA, E. P.; SANTOS, J. L. B. DOS; NETO, J. G. DA C.; LIRA, S. M. DE; MONTEIRO, T. R. R. Ensino Supervisionado no ensino remoto de Geografia na ECIT Maria Honorina Santiago - Santa Rita/PB. Cadernos de Estágio, v. 2, n. 2, p. 172-183, 16 abr. 2021.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada MEC: Brasília - DF, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192 >.Acesso em 19 de agosto de 2021.

BRASIL. Lei n° 11.788 25 de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/L/lei/l11788.htm>. Acesso: em 10 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DF, 2020. D.O.U. de 01/06/2020, Seção 1, Pág. 32. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192 >.Acesso em: 15 de abril de 2021.

CORTE, A. C. D. ; LEMKE, C. K. O estágio Supervisionado e sua importância para a formação docente frente aos novos desafios de ensinar. Educere, Brasília, v. 31, n. 3, p. 31002-31010, 2015

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GATTI, B. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós pandemia. Estudos avançados, v. 34, n.100, 2020.

GHEDIN. E.; OLIVEIRA E. S.; ALMEIDA, W. A. Estágio com pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2014.

LOPES, A. O. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, Ilma; PASSOS, A. Repensando a didática. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 1991.

MATTOS, E. A. DE; SILVA, J. P. A. DA; RABELLO, P. I. R.; QUEIROZ, D. DE M.; NASCIMENTO, W. E. As professoras de ciências naturais e o ensino remoto na pandemia de COVID-19. Cadernos de Estágio, v. 2, n. 2, p. 105-118, 16 abr. 2021.

MIRANDA, L. Educação online: interação e estilos de aprendizagem de alunos do ensino superior numa plataforma web. Tese de doutoramento em Educação (Área do Conhecimento de Tecnologia Educativa. (Tese de doutorado). Braga: Universidade do Minho 2005.

MORAIS, I. R. D., Garcia, T. C. M., Rêgo, M. C. F. D., Zaros, L. G., & Gomes, A. V. G. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.

OLIVEIRA, A. M. D. DE; AZEVEDO, D. K. S. DE; VIANA, F. R. A educação especial na perspectiva da educação inclusiva em tempos de pandemia. Cadernos de Estágio, v. 2, n. 1, p. 58-60, 23 dez. 2020.

PENÍNSULA, I. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.institutopeninsula.org.br/>. Acesso em 10 maio de 2021

PIMENTA, S. G. LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online>. Acesso em: 04 junho de 2021.

PRETTO, N. L. (org.). Tecnologia e novas educações. Salvador/Bahia: Edufba, 2005. v. 1, 230 p.

SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: Actas do X congresso internacional galego-português de psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. 2009. p. 5658-5671.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SANTOS, E. O.; SILVA, M. Desenho didático para educação on-line. In: Revista Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 105-120, jan. 2009.

SANTOS, E. O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, revista docência e cibercultura, agosto de 2020, on-line. ISSN: 2594-9004. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119>. Acesso em: 26 de ago. 2021.

SILVA, J. O. DA; RODRIGUES, L. J. F.; SOUZA, M. C. S. DE; BRANDÃO, N. C. Adaptação do ambiente escolar para o ensino remoto: a visão de um professor de física. Cadernos de Estágio, v. 2, n. 2, p. 127-135, 16 abr. 2021.

SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Quartet, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

TORMENA, A. A.; FIGUEIREDO, J. A. PLANEJAMENTO: a importância do plano de trabalho docente na prática pedagógica. Cadernos PDE, 2010.

UFSB. Orientações nº 2/2017. Dispõe sobre orientações específicas acerca do Estágio Supervisionado no âmbito da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Itabuna, 2017.

UFSB. Plano pedagógico de curso licenciatura interdisciplinar em ciências da natureza e suas tecnologias. Itabuna, novembro de 2016.

VASCONCELLOS, C. Planejamento projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 7 ed. São Paulo: Libertad, 2000.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

dos Santos Ferreira, A., Machado, M. S., & Borges, G. F. (2021). Estágio supervisionado em Química e os novos moldes da educação: um relato de experiência. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 35-51. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8911