A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil

Autores

  • Mônica Araújo da Silva Prefeitura Municipal de Campinas
  • Wenceslao Machado de Oliveira Jr Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9390

Palavras-chave:

Educação Infantil, Cinema, Música, Formação de professores

Resumo

O artigo tem como objetivo aproveitar as experiências dos autores com música e cinema na escola de Educação Infantil e perceber nelas o que pode vir a ser música para cinema. Há vivências que aconteceram sem intervenção ou planejamento, assim como outras que foram pensadas e planejadas. Apresentando a potência das narrativas docentes para as investigações sobre a formação de professores, o texto tem como matéria-prima principal quatro relatos da educadora-autora sobre suas primeiras experimentações com a criação de música para pequenos filmes produzidos na Educação Infantil. Esses relatos foram realizados no projeto de extensão e pesquisa Lugar-escola e Cinema, situado no Cineclube Regente/Cha e no Programa Cinema e Educação, da Prefeitura Municipal de Campinas. Ao manter os relatos (quase) na íntegra, garante-se o frescor, a simplicidade e a singularidade de cada uma das vivências autobiográficas relatadas logo após terem ocorrido, com maior proximidade do percurso de aprendizado docente operado pelos problemas colocados da música para o cinema e do cinema para a música na escola de Educação Infantil. O texto analisa os modos de envolvimento das crianças pequenas nesses processos de criação, tendo como mote a pergunta: o que seria música para cinema numa escola de Educação Infantil?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Araújo da Silva, Prefeitura Municipal de Campinas

Agente de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Campinas – CEI Regente Feijó. Possui graduação em Pedagogia, Pós-Graduanda em Ensino de Música e Artes e capacitação em Música, Recreação e Artes na Educação. Integrante do Cineclube Regente/Cha desde 2019

Referências

A MAGIA DO BRINCAR. Campinas: CEI Regente Feijó e CEI Cha IL Sun, 2019. 1 vídeo (2 min.). Direção: Juliana Oliveira. Brasil, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n5jq5_yT2rg. Acesso em: 27 maio 2020.

BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Book-link/CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2008.

CAMPINAS. Caderno Curricular Temático - Arte, música e educação: tudo é coisa musical... (versão preliminar I). Campinas: Prefeitura Municipal: Educação Conectada, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B4lCfVuMNqnsMHlabnoxMWdVa00/view. Acesso em: 08 maio 2021.

CARNAVAL DAS MINHOCAS. Intérprete: Palavra Cantada. Composição: Palavra Cantada. In: CARNAVAL PALAVRA CANTADA. Intérprete: Palavra Cantada. Rio de Janeiro: [S. n.], 2009. 1 CD, faixa 9.

CARREIRO, Rodrigo (org.). O som do filme: uma introdução. Curitiba: Ed. UFPR: Ed. UFPE, 2018.

CIGARRAS Campinas: CEI Regente Feijó e CEI Cha IL Sun, 2019. 1 vídeo (7min22s). Direção Mauro Guari. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0aYosxOhL6g&t=294s. Acesso em: 27 maio 2020.

ENREDOS DE VIDA, telas da docência: os professores e o cinema. [S. l.]: UESB, 2015. 1 vídeo (18min06s). Direção: Macelle Khouri e Rogério Luiz Oliveira. Disponível em: https://vimeo.com/170103845. Acesso em: 8 maio 2021.

FARENZENA, Marilene Leal et al. Cinema e educação: experiências estéticas de formação mediadas pela sétima arte. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (REGIONAL SUL), 10., 2014, Florianópolis. Anais [...] Rio de Janeiro: ANPED, 2014. p. 1-15. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1246-0.pdf Acesso em: 9 maio 2021.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

FAZ DE CONTA. Intérprete: Palavra Cantada. Composição: Palavra Cantada. In: BRINCADEIRAS MUSICAIS. Intérprete: Palavra Cantada. Rio de Janeiro: [S. n.], 2008. 1 CD.

FRESQUET, Adriana et al. (org.). Imagens do desaprender. Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Book-link/CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2007.

FORTES DE OLIVEIRA, Valeska. Isso aqui está virando brasil… Cinema e produções audiovisuais no espaço da formação de professores. Revista Digital do LAV., Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 92-106, maio/ago. 2017

FROZEN. Direção: Jennifer Lee e Chris Buck. Burbank: Walt Disney, 2013. 1 DVD (1h42min).

GALLO, Silvio. René Schérer e a Filosofia da Educação: Aproximações. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2015. p. 1-17. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt17-3575.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2005.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

MIORANDO, Tania; FORTES DE OLIVEIRA, Valeska. A Experiência Estética na Formação de Professores. Saberes y prácticas: Revista de Filosofía y Educación, Mendoza, v. 5, n. 2, p. 1-15, 2020.

SUÁREZ, Daniel H. Relatar la experiencia docente. La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 193-209, jul./set. 2017.

TEIXEIRA, Inês. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Silva, M. A. da, & Oliveira Jr, W. M. de. (2021). A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 71-90. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9390