Infância, saúde e corpo em uma abordagem antropológica na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.14229

Palavras-chave:

Corpo, Infância, Saúde

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os elementos fundamentais da Infância, Saúde e Corpo em uma abordagem antroplógica ao considerar a criança pequena ativa, produtora de significados e práticas culturais e não apenas como uma receptora passiva de cultura. A metodologia desenvolvida foi de abordagem qualitativa e participativa, com formação de roda de conversas e associação livre de palavras. com as profissionais de educação e com as crianças pequenas em uma creche do município de Duque de Caxias. A análise de dados foi pautada na metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, em conversa com a Teoria das Representações Sociais. Foi evidenciado que a perspectiva antropológica favoreceu a compreensão de que as crianças pequenas sempre têm algo a dizer a respeito de conceitos e poder-se-á conhecê-las em sua profundidade.

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Biografia do Autor

Beatriz Brandão dos Santos, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, USP. Doutora em Ciências Sociais pela PUC-RIO. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Foi professora substituta do departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IFCS-UFRJ (2017-2019). Foi professora colaboradora da Pós-Graduação em Educação e Divulgação Científica do Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ (2016-2022). Professora dos Programas de Pós-graduação em Humanidades, Cultura e Artes (PPGHCA) em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Unigranrio Afya. Pesquisa temas relacionados às trajetórias institucionais, conflito e arte, em diálogo com questões de corpo, saúde e gênero.

Lenine Bandeira da Costa, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências  e Saúde (PPGECS), da Unigranrio. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro  e Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ / RJ. Atualmente é professora da Educação Infantil e séries iniciais da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (RJ), onde atua há dezoito anos como professora (PII).

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

SANTOS, B. B. dos; COSTA, L. B. da. Infância, saúde e corpo em uma abordagem antropológica na educação infantil. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-22, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i1.14229. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14229. Acesso em: 21 dez. 2024.