O Programa Residência Pedagógica, formação de professores no contexto da licenciatura em Química do Instituto Federal da Bahia, Campus Porto Seguro: possíveis efeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15138

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Programa Residência Pedagógica, Licenciatura em Química, IFBA

Resumo

Os cursos de licenciatura no Brasil foram constituídos na década de 1930 para suprir a demanda de profissionais para o novo modelo educacional. Este trabalho revisita a história e documentos relacionados aos cursos de Licenciatura em Química e explora como esses modelos influenciam o contexto educacional atual. O objetivo é analisar o Programa Residência Pedagógica, especialmente o subprojeto da Licenciatura em Química do IFBA, Câmpus Porto Seguro, como uma política pública coadjuvante de formação docente. Esta pesquisa tem natureza qualitativa, assumindo metodologicamente as características de uma análise documental sobre a trajetória deste programa, abordando a implementação de Políticas Públicas Educacionais no Brasil, o processo de institucionalização das licenciaturas em Química e o impacto do Programa Residência Pedagógica no IFBA. A análise revelou que a implementação e desenvolvimento do subprojeto proporcionaram importantes ressignificações, superando as expectativas e a visão inicial sobre a docência nas salas de aula, colaborando para o refinamento da práxis pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Teixeira Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Cuiabá). Graduada em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Porto Seguro). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica de biomonitoramento com a utilização da planta Trandescantia pallida purpurea. Atuou no Programa Institucional de Iniciação à Docência e no Programa Residência Pedagógica. Tem interesse em Políticas Públicas Educacionais, Ensino de Química e Química Orgânica. De 2022 a 2024 foi docente de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Avançado de Guarantã do Norte; e, em 2023, foi professora de Ciências no Centro Municipal de Educação Darcy Ribeiro, Guarantã do Norte - MT.

Kátia Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus – Porto Seguro/BA

Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou como Professora titular no Ensino Fundamental e Coordenadora Escolar - Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista - BA 1999-2011. Foi Professora Substituta das Disciplinas Didática e Educação Inclusiva na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB 2007/2009. Atua como Professora Efetiva nas Licenciaturas em Química, Computação e Intercultural Indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA, campus Porto Seguro. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre Políticas Públicas, Políticas de Inclusão Escolar, Formação de Professores e Interculturalidade. Atualmente é Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores -Geprof.

Referências

ALVES, G. L. História das idéias pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 13, n. 37, p. 173-178, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100016. Acesso em: jul. 2024.

ANUNCIAÇÃO, B. C. P. “Novo” Currículo do Curso de Licenciatura em Química da UFBA: a construção de uma identidade. 55 f. Monografia (Licenciatura em Química). Universidade Federal da Bahia, Salvador/ BA, 2010.

BARBOSA, V. M; FERNADES, N. A. M. Políticas públicas para formação de professores: Pibid, Mestrados Profissionais e PNEM. Em Aberto, Brasília, v. 30, n. 98, p. 23-39, 2017. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3182/2917. Acesso em: jul. 2024.

BITTAR, M.; BITTAR, M. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/17497/pdf. Acesso em: jul. 2024.

BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F.; MOROSINI, M. Apresentação. In: BITTAR, M.; OLIVEIRA, J. F.; MOROSINI, M. (Orgs.). Educação Superior no Brasil. 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008. p. 9-13.

BRASIL. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica - concepção e diretrizes. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691ifconcepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192 Acesso em: ago. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394, 1996.

BRASIL. Portaria n. 46, de 11 de abril de 2016 aprova o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), 2016.

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. EDITAL CAPES nº. 06/2018 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-deconteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf/view Acesso em: out. 2021.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo, Cortez Editora. v. 28. 10 ed., 2011.

CUNHA, L. A. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez; EDUFF; FLACSO, 1991.

DALLABRIDA, N. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5520. Acesso em: jul. 2024.

DUARTE, C. S. A educação como um direito fundamental de natureza social. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 691-713, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300004. Acesso em: jul. 2024.

FARIA, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso?. Revista Educação Pública, Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8393 Acesso em: jul. 2024.

FONSECA, M. Políticas públicas para a qualidade da educação brasileira: entre o utilitarismo econômico e a responsabilidade social. Cadernos CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 153-177, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200002. Acesso em: jul. 2024.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em química. Porto Seguro: IFBA-Campus Porto Seguro, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA. PROJETO INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA 2018. Porto Seguro: IFBA-Campus Porto Seguro, 2018.

KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-93, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-

Epub 30, ISSN 1806-9452. Acesso em: jul. 2024

LIMA, J. O. G.; LEITE, L. R. Historicidade dos cursos de licenciatura no Brasil e sua repercussão na formação do professor de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (Rencima), São Paulo, v. 9, n. 3, p. 143-162, 2018. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1483. Acesso em: jul. 2024.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MESQUITA, N. A. S.; CARDOSO, T. M. G.; SOARES, M. H. F. B. O projeto de educação instituído a partir de 1990: caminhos percorridos na formação de professores de química no Brasil. Química Nova, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 195-200, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422013000100033 Acesso em: ago. 2021.

MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 165-174, 2011. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0100-40422011000100031. Acesso em: jul. 2024.

OLIVEIRA, A. F. Políticas Públicas Educacionais: conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, A. F.; PIZZIO, A.; FRANÇA, G. (Orgs.). Fronteiras da educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Goiânia: PUC Goiás, 2010. p. 93- 99.

PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300006. Acesso em: jul. 2024.

PIANA, M. C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SANTOS, K. S. Políticas Públicas Educacionais no Brasil: tecendo fios. In: XXV Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação/II Congresso-Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. Cadernos ANPAE. São Paulo, 2011, p. 01-13.

SANTOS, Z. et al. Residência Pedagógica e a Formação de Professores(As): entre a prescrição e as experiências. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia políticas, Linguagens e Trajetórias. Anais. Campinas, 2019, p. 3914-3925.

SAVIANI, D. A política educacional no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. 1 ed. Petrópolis: Vozes, 2005. p. 30-39.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. Campinas, v. 14 n. 40, p. 143-155. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/45rkkPghMMjMv3DBX3mTBHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: jul. 2024.

SAVIANI, D. O legado educacional do regime militar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 76, p. 291-312, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/Kj7QjG4BcwRBsLvF4Yh9mHw/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: jul. 2024.

SAVIANI, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100. p. 1231-1255, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/7pgYkYztK6ZyPny97zmQvWx/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: jul. 2024.

SECCHI, L. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SILVA, K. A. C. P.; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062/5352 Acesso em: jul. 2024.

SILVA, W. D. A. História e Memória Do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Ceará (1995-2019): entre concepções e identidades curriculares. 265f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Ceará/CE, 2020. Orientadora: Profa. Dra. Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/53027/1/2020_dis_wdasilva.pdf. Acesso em: jul. 2024.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, n. 16. p. 20-45. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222006000200003. Acesso em: jul. 2024.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2024-08-31

Como Citar

NASCIMENTO, R. T.; SANTOS, K. S. O Programa Residência Pedagógica, formação de professores no contexto da licenciatura em Química do Instituto Federal da Bahia, Campus Porto Seguro: possíveis efeitos. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-37, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i1.15138. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15138. Acesso em: 12 nov. 2024.