O Programa Residência Pedagógica, formação de professores no contexto da licenciatura em Química do Instituto Federal da Bahia, Campus Porto Seguro: possíveis efeitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15138

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Programa Residência Pedagógica, Licenciatura em Química, IFBA

Resumo

Os cursos de licenciatura no Brasil foram constituídos na década de 1930 para suprir a demanda de profissionais para o novo modelo educacional. Este trabalho revisita a história e documentos relacionados aos cursos de Licenciatura em Química e explora como esses modelos influenciam o contexto educacional atual. O objetivo é analisar o Programa Residência Pedagógica, especialmente o subprojeto da Licenciatura em Química do IFBA, Câmpus Porto Seguro, como uma política pública coadjuvante de formação docente. Esta pesquisa tem natureza qualitativa, assumindo metodologicamente as características de uma análise documental sobre a trajetória deste programa, abordando a implementação de Políticas Públicas Educacionais no Brasil, o processo de institucionalização das licenciaturas em Química e o impacto do Programa Residência Pedagógica no IFBA. A análise revelou que a implementação e desenvolvimento do subprojeto proporcionaram importantes ressignificações, superando as expectativas e a visão inicial sobre a docência nas salas de aula, colaborando para o refinamento da práxis pedagógica.

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Biografia do Autor

Renata Teixeira Nascimento, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT - Cuiabá). Graduada em Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Porto Seguro). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica de biomonitoramento com a utilização da planta Trandescantia pallida purpurea. Atuou no Programa Institucional de Iniciação à Docência e no Programa Residência Pedagógica. Tem interesse em Políticas Públicas Educacionais, Ensino de Química e Química Orgânica. De 2022 a 2024 foi docente de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Avançado de Guarantã do Norte; e, em 2023, foi professora de Ciências no Centro Municipal de Educação Darcy Ribeiro, Guarantã do Norte - MT.

Kátia Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, campus – Porto Seguro/BA

Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou como Professora titular no Ensino Fundamental e Coordenadora Escolar - Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista - BA 1999-2011. Foi Professora Substituta das Disciplinas Didática e Educação Inclusiva na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB 2007/2009. Atua como Professora Efetiva nas Licenciaturas em Química, Computação e Intercultural Indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA, campus Porto Seguro. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre Políticas Públicas, Políticas de Inclusão Escolar, Formação de Professores e Interculturalidade. Atualmente é Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores -Geprof.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

NASCIMENTO, R. T.; SANTOS, K. S. O Programa Residência Pedagógica, formação de professores no contexto da licenciatura em Química do Instituto Federal da Bahia, Campus Porto Seguro: possíveis efeitos. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-37, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i1.15138. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15138. Acesso em: 21 dez. 2024.