“Curricolonia”: epistemic mapping of the proposal of childhood education in Pedagogy courses in Palmares

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.12023

Keywords:

Decolonial theories, Child education, Pedagogy

Abstract

This text is established on collective reflections developed throughout the debates and studies carried out in the curricular component called “Decolonial Epistemologies”, offered by the Graduate Program in Education – PPGE/UFAL in the period 2020.2. Surrounded by countless stress, and controversies and still seen as a topic little discussed in teacher education and training, decoloniality or decolonial theories inflame an urgency for specific categories that aim at an understanding based on the history of the oppressed and colonized, a retelling and a place another in the world. Transposed by a framework composed of authors such as Walter Mignolo, Catherine Walsh, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, José Bernardino-Costa, and Ramón Grosfoguel, the proposal of the textures presented here is to try to reveal the epistemic relations and the formative objectives that the Pedagogy courses at the Federal University of Alagoas – UFAL present in their curricula, concerning the area of ​​Early Childhood Education for initial training.

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Author Biographies

Luciano Henrique da Silva Amorim, Docente do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAP Ufal/SEMED

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Educação (PPGE/UFAL). Pedagogo licenciado pelo Centro de Educação (CEDU) da mesma universidade. Atua como pesquisador no Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (GPEJuv) CNPq/UFAL, no qual desenvolve estudos sobre conservadorismo, juventudes, lutas sociais e pedagogias sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (TESE/UFAL), pelo qual, recebeu a Excelência Acadêmica na graduação. Tem como áreas de interesse: currículo, luta de classes, Educação na América Latina, gênero, lutas sociais e pedagogias subversivas. Foi professor das Séries Iniciais do Município de Maceió e do Estado de Alagoas entre os anos de 2013- 2014. Coordenou o setor de Educação Infantil do Projeto de Apoio a Meninos e Meninas de Rua de Maceió (ERÊ) entre os anos de 2015-2017. Lecionou entre 2018-2020 no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Política Educacional e Formação de Professores.

Fabson Calixto da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação (PPGE/UFAL), possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas e Mestrado em Educação pela mesma instituição. Foi professor substituto da UFAL do Centro de Educação, atuando nas disciplinas de estágio supervisionado em ciências sociais e profissão docente; é professor de Sociologia pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-AL) , foi professor da Faculdade Raimundo Marinho e desempenha a função de Articulador de Ensino da SEDUC-AL. É membro fundador da ABECS- Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, ocupou o cargo de tesoureiro dessa entidade. Faz parte do Grupo de Pesquisa Xingó - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais e do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional, com registro no CNPQ. É filiado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, é integrante do Instituto do Negro de Alagoas (INEG). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, ações afirmativas, política de cotas raciais, educação das relações étnico-raciais e ensino de sociologia.

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Published

2023-02-01

How to Cite

AMORIM, L. H. da S. .; SILVA, F. C. da . “Curricolonia”: epistemic mapping of the proposal of childhood education in Pedagogy courses in Palmares. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-19, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i2.12023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12023. Acesso em: 24 aug. 2024.

Issue

Section

Artigos