“Currícolônia”: mapeamento epistêmico da proposta de educação infantil nos cursos de Pedagogia na terra de Palmares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.12023

Palabras clave:

Teorias decoloniais, Educação infantil, Pedagogia

Resumen

O presente texto parte de reflexões coletivas desenvolvidas ao longo dos debates e estudos operados no componente curricular denominado “Epistemologias Decoloniais” sendo este ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAL no período 2020.2. Envolto de inúmeras tensões, polêmicas e ainda visto como um tema pouco discutido na educação e formação de professores, a decolonialidade ou teorias decoloniais inflamam uma urgência de determinadas categorias que visam uma compreensão a partir da história dos oprimidos e colonizados, um reconto e um lugar outro no mundo. Transpassado por um referencial composto por autores e autoras como Walter Mignolo, Catherine Walsh, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, José Bernardino-Costa e Ramón Grosfoguel, a proposta das tessituras aqui apresentadas são de tentar desvelar as relações epistêmicas e os objetivos formativos que os cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL apresentam em seus currículos, no que tange à área da Educação Infantil para a formação inicial.

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Biografía del autor/a

Luciano Henrique da Silva Amorim, Docente do Colégio de Aplicação Telma Vitória (CAP Ufal/SEMED

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Educação (PPGE/UFAL). Pedagogo licenciado pelo Centro de Educação (CEDU) da mesma universidade. Atua como pesquisador no Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (GPEJuv) CNPq/UFAL, no qual desenvolve estudos sobre conservadorismo, juventudes, lutas sociais e pedagogias sociais. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (TESE/UFAL), pelo qual, recebeu a Excelência Acadêmica na graduação. Tem como áreas de interesse: currículo, luta de classes, Educação na América Latina, gênero, lutas sociais e pedagogias subversivas. Foi professor das Séries Iniciais do Município de Maceió e do Estado de Alagoas entre os anos de 2013- 2014. Coordenou o setor de Educação Infantil do Projeto de Apoio a Meninos e Meninas de Rua de Maceió (ERÊ) entre os anos de 2015-2017. Lecionou entre 2018-2020 no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Política Educacional e Formação de Professores.

Fabson Calixto da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Educação (PPGE/UFAL), possui Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas e Mestrado em Educação pela mesma instituição. Foi professor substituto da UFAL do Centro de Educação, atuando nas disciplinas de estágio supervisionado em ciências sociais e profissão docente; é professor de Sociologia pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-AL) , foi professor da Faculdade Raimundo Marinho e desempenha a função de Articulador de Ensino da SEDUC-AL. É membro fundador da ABECS- Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, ocupou o cargo de tesoureiro dessa entidade. Faz parte do Grupo de Pesquisa Xingó - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais e do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional, com registro no CNPQ. É filiado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - ABPN, é integrante do Instituto do Negro de Alagoas (INEG). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, ações afirmativas, política de cotas raciais, educação das relações étnico-raciais e ensino de sociologia.

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Publicado

2023-02-01

Cómo citar

AMORIM, L. H. da S. .; SILVA, F. C. da . “Currícolônia”: mapeamento epistêmico da proposta de educação infantil nos cursos de Pedagogia na terra de Palmares. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-19, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i2.12023. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12023. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos