Contribuições da Pedagogia para se pensar as relações de saber e gênero na escola contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v1i1.8273

Palavras-chave:

Pedagogia, Relações de gênero, Saber-poder na escola

Resumo

O presente trabalho procura colocar em destaque as contribuições da Pedagogia para se pensar as relações de saber e gênero, sobretudo, nos ambientes de aprendizagens nos espaços da escola contemporânea e suas contradições com o projeto de emancipação, cidadania e educação em direitos humanos e o currículo escolar. O texto pretende contribuir para a reflexão sobre as relações de saber-poder (FOUCAULT, 2003a, 2003b) nos ambientes de aprendizagens nos espaços escolares, considerando que é imprescindível à instituição de uma formação cidadã e a atuação do professor-educador na construção de conhecimentos nos espaços de (re)construção de experiências do sujeito. Enfim, para modificar as concepções de gênero, práticas pedagógicas e práticas educativas, com atenção ao desenvolvimento de consciências, discursos, saberes, requer um olhar positivo sobre o aluno, uma posição do professor com autonomia pedagógica dentro da sala de aula e, nessa direção, buscar mecanismos de combate a preconceitos, discriminação e exclusão nas relações de gênero e suas intersecções com raça, etnia, classe social, escolarização e outros marcadores sociais na escola.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima de Andrade Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação e Pós-doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. E-mail: mfatimauesb@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4094-6741

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

FERREIRA, M. de F. de A. Contribuições da Pedagogia para se pensar as relações de saber e gênero na escola contemporânea. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 145-162, 2020. DOI: 10.22481/sertanias.v1i1.8273. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/8273. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos