Contribuições da Pedagogia para se pensar as relações de saber e gênero na escola contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v1i1.8273Palabras clave:
Pedagogia, Relações de gênero, Saber-poder na escolaResumen
O presente trabalho procura colocar em destaque as contribuições da Pedagogia para se pensar as relações de saber e gênero, sobretudo, nos ambientes de aprendizagens nos espaços da escola contemporânea e suas contradições com o projeto de emancipação, cidadania e educação em direitos humanos e o currículo escolar. O texto pretende contribuir para a reflexão sobre as relações de saber-poder (FOUCAULT, 2003a, 2003b) nos ambientes de aprendizagens nos espaços escolares, considerando que é imprescindível à instituição de uma formação cidadã e a atuação do professor-educador na construção de conhecimentos nos espaços de (re)construção de experiências do sujeito. Enfim, para modificar as concepções de gênero, práticas pedagógicas e práticas educativas, com atenção ao desenvolvimento de consciências, discursos, saberes, requer um olhar positivo sobre o aluno, uma posição do professor com autonomia pedagógica dentro da sala de aula e, nessa direção, buscar mecanismos de combate a preconceitos, discriminação e exclusão nas relações de gênero e suas intersecções com raça, etnia, classe social, escolarização e outros marcadores sociais na escola.
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