A educação intercultural e os desafios para a escola e docentes do campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.10555

Palabras clave:

Educación Rural, Formación de Profesores, Interculturalidad

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso de enseñanza-aprendizaje en contextos rurales a la luz de la educación intercultural. Mediante una investigación cualitativa y el método de revisión sistemática de literatura, se realizaron estudios observacionales sobre la educación intercultural, con el fin de comprender cómo la escuela y los docentes han destacado y priorizado la educación desde la perspectiva de la interculturalidad, respetando las diferencias y fortaleciendo la identidad de los sujetos rurales. Se analizaron algunos estudios publicados en revistas CAPES y BDTD. Se constató con la investigación que la educación dialógica y desligada de estereotipos discriminatorios son principios básicos de las prácticas pedagógicas interculturales, así como la formación intercultural necesaria de los docentes para trabajar en las escuelas rurales. Sin embargo, existen grandes desafíos y contradicciones en la formación de docentes para actuar en las escuelas rurales que pasan por la construcción de currículos capaces de dialogar con la temática. Finalmente, el estudio destaca la necesidad de discutir/problematizar las contradicciones entre la formación docente y la educación intercultural desde la perspectiva de epistemologías pluralistas, contrahegemónicas y emancipatorias, pues sólo así los sujetos del campo serán reconocidos y respetados, tanto en la diferencia como en el respeto. como en su lugar de habla.

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Biografía del autor/a

Silvano da Conceição, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Docente Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC), ambos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui, Graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Ciências Sociais (com ênfase em Relações Sociais, Poder e Cultura) e Doutorado em Sociologia, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Foi Coordenador do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na Linha de Ação em Educação do Campo, em convênio com a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PIBID UESB/CAPES). Atualmente desenvolve pesquisas nos seguintes temas: currículo, diversidade étnico-racial, formação docente, educação do campo, políticas públicas e identidade.

Vilma Aurea Rodrigues

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB ( 2022); Graduada em Normal Superior - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Montes Claros (2004) e graduada em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (2014), Especialista em Alfabetização pela Universidade Castelo Branco - UCB, e Coordenação Pedagógica pela FACUMINAS. Atuou como Diretora da Escola Municipal Prisco Viana - Sebastião Laranjeiras BA de 2012 a 2017. Atuou como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Caminho do Saber - Sebastião Laranjeiras BA, de 2018 a 2020. No momento, é professora dos anos iniciais e finais do ensino fundamental na Escola Municipal Ministro Prisco Viana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão escolar. Membro dos grupos de pesquisa: GEPEMDECC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade, do(a) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e GEPER- Grupo de estudos Legados Africanos, Relações Étnico-Raciais Contemporâneas e Legislação Educacional, do(a) Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua também, como Coordenadora Territorial do Programa de Formação de professores das escolas do/no campo- FORMACAMPO, além de coordenar a construção das diretrizes para as escolas do campo em sete territórios de identidade da Bahia.. Foi redatora do Documento Curricular Referencial da Bahia - DCRB, volume III, para a Educação de Jovens e Adultos, nos componentes curriculares: Matemática. Inclusão Digital e Matemática além dos números.

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Publicado

2023-02-01

Cómo citar

DA CONCEIÇÃO, S.; AUREA RODRIGUES, V. . A educação intercultural e os desafios para a escola e docentes do campo. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-19, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i2.10555. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/10555. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos