Educação infantil: diálogos entre cultura, criança e infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.11326

Palavras-chave:

Crianças, Culturas, Infâncias

Resumo

A criança se desenvolve ao entrar em contato com a cultura de seus grupos sociais, participa das vivencias cotidianas. O conceito de criança e infância se modifica no tempo-espaço, conforme avançam as conquistas dos movimentos sociais em relação às políticas públicas para a infância e os estudos da sociologia da infância. Ao pensarmos na concepção sociológica de criança e infância relacionada com a dinâmica da cultura, logo associamos a capacidade inventiva e imaginativa destas, que criam e recriam seu mundo a partir das interações e brincadeiras como forma de atuar na sociedade. Neste texto apresentamos os conceitos de Educação Infantil, criança e infância presentes na Constituição Federal (1988), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), entre outras referências. Abordamos a cultura no sentido proposto por Geertz (2008) “como teias de significados". Buscamos desenvolver um discurso cunhado na cultura como fenômeno essencialmente humano. O referencial teórico para dar conta da temática “dialogo” teve como finalidade tecer os significados, entendimentos e compreender conceitos a partir das teorias que dão sustentação ao estudo. Dessa forma foi possível inferir que as práticas sociais estão presentes no cotidiano, em situações da realidade, no mundo social, na convivência das crianças com seus pares. Com isso, ao vivenciar situações de comunicação, são construídas as bases para estabelecer as relações sociais e o fortalecimento dos laços socioafetivos. Assim, nos pautamos no sentido que o diálogo assume a partir de Paulo Freire, como base para o entendimento deste texto.

PALAVRAS-CHAVE: Crianças. Cultura. Infâncias

 

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Biografia do Autor

Cândida Maria Santos Daltro Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESB. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas para a Educação das Relações Étnico Raciais e sobre Políticas Públicas e Gestão Educacional vinculados à Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Marciléa Melo Alves Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestrado em Educação defendido junto à Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Possuo graduação em pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1996). Especialização em Educação Infantil (UESC-1998), em Gestão Supervisão e orientação educacional (Faculdade Santo Agostinho - FACSA, 2003) e Psicopedagogia Institucional e Clinica (Faculdade Santo Agostinho - FACSA, 2008). Atualmente participo do grupo Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola - olhar, pensar e agir sobre a formação de valores, atitudes e permanência do aluno na sala de aula (UESB/FAPESB/CNPq), tenho experiência como supervisão pedagógica - Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, professora regente - Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tutora em disciplinas do curso de pedagogia do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo, Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação integral, diversidade, avaliação, educação, intervenção e educação infantil, território educativo, comunidade educadora, escola sustentável, Projeto Político Pedagógico.

 

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Publicado

2023-02-01

Como Citar

ALVES, C. M. S. D.; LIMA, M. M. A. Educação infantil: diálogos entre cultura, criança e infâncias. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-29, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i2.11326. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/11326. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos