Diálogos con mujeres del Caetitu: la educación en el contexto de las relaciones sociales de género en caatinga en el suroeste de Bahia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v3i2.12022

Palabras clave:

Mujeres, Género, Educación, Ralaciones Sociales, Caatinga

Resumen

El presente trabajo es el resultado de una investigación desarrollada con mujeres residentes en el área rural del suroeste de Bahía, en la región de caatinga. La propuesta era entablar un diálogo con los agentes, para que pudieran hablar sobre la condición de la mujer caatingueira, considerando las desigualdades de género que marcan ese espacio. Con un enfoque en las relaciones intersubjetivas, basamos nuestro estudio en la fenomenología de Alfred Schutz y en la lectura de Pierre Bourdieu sobre la dominación masculina. En el diálogo establecido con las participantes, se pudo identificar cómo la implementación de políticas públicas en el campo impacta directamente en la vida de las mujeres rurales y la educación aparece como un factor central para comprender la dinámica de género en ese espacio. La falta de acceso a la educación formal es una herramienta que mantiene, aún hoy, a las mujeres alejadas de la vida pública, encarceladas en sus hogares y quehaceres domésticos. Así, esta producción, además de abordar la problemática que afecta a las mujeres de la región de caatinga, adopta una perspectiva metodológica que pone en evidencia a sujetos históricamente silenciados.

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Biografía del autor/a

Dilmara Ribas Lima, Docente da Secretaria Estadual de Ensino do estado de Minas Gerais

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente da Secretaria Estadual de Ensino do estado de Minas Gerais.

José Miranda Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade Federal da Bahia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz e também é licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e coordenador do Programa de Educação Tutorial Institucional da UESB, Subprojeto PETI Ciências Sociais. Pesquisador nas áreas de Sociologia da educação, Gênero e educação, Relações étnico-raciais e educação, Metodologia e prática do Ensino em Ciências Sociais e Estágio curricular supervisionado em Ciências Sociais.

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995),  mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013) .Realizou Estagio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ), como bolsista PNPD-CAPES. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação na mesma universidade e do Programa da Pós graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS-UNEB). Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB) do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD-UnB). Integrante da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras filiada ao Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLASCO) e da Rede Latino-Americana e Caribenha de pesquisas sobre Feminismos de Terreiros (RELFET).Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED-UESB), biênio 2022-2024. Faz parte da equipe editorial da Revista Práxis Educacional.  Meus interesses de pesquisa estão articulados ao currículo e políticas de subjetivações e processos de racialização; teoria curricular; epistemologias feministas afro-diaspóricas; mulheres negras no campo da produção cultural brasileira . Autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil já em 2ª ed. (2018).

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Publicado

2023-02-01

Cómo citar

LIMA, D. R. .; OLIVEIRA JÚNIOR, J. M. .; MOREIRA, N. R. Diálogos con mujeres del Caetitu: la educación en el contexto de las relaciones sociales de género en caatinga en el suroeste de Bahia. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1-23, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v3i2.12022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12022. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos