Narrativas quilombolas e o ensino Teatro: possibilidades artístico-pedagógicas afrorreferenciadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v4i1.12711

Palavras-chave:

Teatro, Formação identitária, Educação quilombola

Resumo

Esse artigo surge a partir da minha prática artístico-pedagógica do fazer teatral no contexto escolar quilombola, visando analisar, discutir e problematizar os desafios e encruzilhadas do ensino de teatro na formação étnico-racial do educando e da educanda a partir das narrativas locais. Nesse sentido, o percurso investigativo foi desenvolvido em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Duque de Caxias, situada na comunidade negra rural quilombola Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde/BA. Assim, as proposições realizadas nas aulas entrelaçaram dialeticamente abordagens cênicas, históricas e pedagógicas voltadas para a formação identitária, tais como: aprendizagem significativa, encruzilhada epistemológica, jogos dramáticos e teatrais, jogos de apropriação textual, saberes e fazeres tradicionais, valores civilizatórios afro-brasileiros, educação quilombola. Essa experiência possibilitou uma reflexão crítica acerca da invisibilidade do negro e da negra nos espaços de poder, bem como evidenciou a importância da instituição escolar no combate ao racismo e a promoção da equidade racial através da valorização das narrativas locais, das histórias de vida, da tradição oral.

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Biografia do Autor

Rubens dos Santos Celestino, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia e Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Ciências da Bahia. Especialista em: Gestão e Coordenação Escolar; Artes e Educação; História e Cultura Afro-Brasileira. É Mestre em Artes pela ProfArtes/UFBA.  Doutorando em Artes Cênicas - PPGAC/UFBA. Doutor Honoris Causa pela Ordem dos Capelães do Brasil. Professor da Educação Básica (anos Iniciais) das Redes Públicas de Ensino das cidades do Salvador e de São Francisco do Conde. 

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

CELESTINO, R. dos S. . Narrativas quilombolas e o ensino Teatro: possibilidades artístico-pedagógicas afrorreferenciadas. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1-25, 2023. DOI: 10.22481/sertanias.v4i1.12711. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/12711. Acesso em: 22 jul. 2024.