Decolonialidade na educação em Ciências: um olhar para as relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.14261Palavras-chave:
Decolonialidade., Ensino de ciências, Relações Étnico-RaciaisResumo
Este texto trata de inquietações decorrentes das leituras e discussões realizadas durante a disciplina “Ensino e Relações Étnico-Raciais na educação básica”, cursada no Programa de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e propõe um diálogo entre a questão racial no Brasil, o pensamento decolonial na América Latina e o campo do Ensino de Ciências. Para isso faz necessário o seguinte questionamento: de que modo o Ensino de Ciências pode contribuir para a construção de Relações Étnico-Raciais positivas, considerando o histórico da questão da raça e do racismo no Brasil? Tratando-se de um texto teórico, recorremos a autores como Achille Mbembe (2021), Abdias do Nascimento (1984), Douglas Verrangia (2010; 2012), Bárbara Karine Soares Pinheiro (2019), Bernadino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel (2018), Aníbal Quijano (2009). Nesse sentido, considera-se possível e necessária a construção de Relações Étnico-Raciais positivas a partir de propostas decoloniais, afim de promover o anrirracismo na educação em Ciências.
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