Decolonialidade na educação em Ciências: um olhar para as relações étnico-raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.14261

Palavras-chave:

Decolonialidade., Ensino de ciências, Relações Étnico-Raciais

Resumo

Este texto trata de inquietações decorrentes das leituras e discussões realizadas durante a disciplina “Ensino e Relações Étnico-Raciais na educação básica”, cursada no Programa de Pós Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e propõe um diálogo entre a questão racial no Brasil, o pensamento decolonial na América Latina e o campo do Ensino de Ciências. Para isso faz necessário o seguinte questionamento: de que modo o Ensino de Ciências pode contribuir para a construção de Relações Étnico-Raciais positivas, considerando o histórico da questão da raça e do racismo no Brasil? Tratando-se de um texto teórico, recorremos a autores como Achille Mbembe (2021), Abdias do Nascimento (1984), Douglas Verrangia (2010; 2012), Bárbara Karine Soares Pinheiro (2019), Bernadino-Costa, Maldonado-Torres e Grosfoguel (2018), Aníbal Quijano (2009). Nesse sentido, considera-se possível e necessária a construção de Relações Étnico-Raciais positivas a partir de propostas decoloniais, afim de promover o anrirracismo na educação em Ciências.

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Biografia do Autor

Rafael Casaes de Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB); Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade (2022) pelo Programa de Pós Graduação em Relações e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Currículo, e Formação de Professores, vinculado ao PPGEn/UESB e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia da UNIFESSPA (GEPRREC/CNPq). Professor de Ciências e Biologia da educação básica da rede pública e privada. Desenvolve pesquisas no campo da Educação Decolonial e intercultural, com foco nas Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências e Currículo, formação inicial e continuada de professores para as Relações Étnico-Raciais, Ensino de Ciências e Relações Étnico-Raciais nos anos iniciais e de Práticas curriculares decoloniais, Interculturais e antirracistas.

Catiana Nery Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - RENOEN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEN/UESB). Mestre em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE). Pós-graduada Lato Sensu em Educação e Interdisciplinaridade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Formação de Professores (UFRB/CFP), campus de Amargosa-BA. Membro do Grupo de Pesquisa Discursos, Representações e Violência na Escola, coordenado pela professora Maria de Fátima de Andrade Ferreira. Áreas de interesse: Educação e diversidades, Educação Física escolar, Educação Inclusiva, Relações Étnico-Raciais, Currículo, Interculturalidade e Violência na escola.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

BRITO, R. C. de; LEAL, C. N. Decolonialidade na educação em Ciências: um olhar para as relações étnico-raciais. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-17, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i1.14261. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/14261. Acesso em: 22 dez. 2024.