O perfil pedagógico e a percepção de professores baianos sobre a alfabetização de crianças com deficiência intelectual

Autores

  • Geane Patrícia Novaes Prefeitura Municipal de Ituaçu/BA

DOI:

https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15142

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Perfil dos Professores, Percepção dos Professores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de descrever o perfil pedagógico dos professores baianos que trabalham com crianças com Deficiência Intelectual (DI) e identificar suas percepções sobre a alfabetização de crianças com DI moderada. Trata-se de uma pesquisa quantitativa transversal realizada com coleta de dados online. Os resultados demonstram que 91,9% dos professores concordam que ambos os modelos de ensino (individualizado e inclusivo) - quando aplicados de maneira complementar - são eficientes para a alfabetização de alunos com DI moderada; no cenário do ensino regular, 88,2% dos professores participantes sentem dificuldade para ensinar crianças com DI; 83,8% consideram que o ensino utilizado atualmente é ineficiente para a alfabetização de crianças com o perfil clínico de DI moderada; 84,6% se sentem preocupados quando informados que irão ensinar crianças com DI. A análise de regressão evidencia que o conhecimento dos professores para alfabetizar crianças com DI moderada diminui a possibilidade de eles se sentirem despreparados para intervenções pedagógicas; considerar que o ensino regular é capaz de promover a alfabetização de uma criança com DI moderada diminui a confiança na possibilidade de aprendizagem com adaptação curricular. Por outro lado, os professores concordam que o ensino utilizado é pouco eficiente para a alfabetização de crianças com DI moderada, o que representa uma das dificuldades.

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Biografia do Autor

Geane Patrícia Novaes, Prefeitura Municipal de Ituaçu/BA

Mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduação em Licenciatura em Normal Superior (Pedagogia), pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Ituaçu/BA. Professora no Programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB) e Tutora Presencial no Curso de Especialização em Mídias da Educação, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB); professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Secretaria Municipal de Educação de Ituaçu.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

NOVAES, G. P. O perfil pedagógico e a percepção de professores baianos sobre a alfabetização de crianças com deficiência intelectual. Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1-29, 2024. DOI: 10.22481/sertanias.v5i1.15142. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/sertanias/article/view/15142. Acesso em: 22 dez. 2024.