Estudo de caso sobre a casa de acolhimento de crianças e adolescentes em Vitória da Conquista - BA, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22481/sertanias.v5i1.15242Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Biopolítica, Vitória da ConquistaResumo
O presente artigo visa realizar uma análise acerca do processo de institucionalização de crianças e adolescentes no município de Vitória da Conquista-BA elencando como lócus da pesquisa a Unidade Acolhendo e Cuidando. Buscando compreender o atendimento proposto e suas implicações no que tange ao desenvolvimento social de seu público-alvo, foi realizado um levantamento histórico-documental que compreendeu a história social da infância e a consolidação das políticas públicas concernentes a sua assistência no contexto nacional e internacional. Situou-se os modelos de assistência e as políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes no município de Vitória da Conquista-BA recorrendo-se às teorias foucaultianas para compreender as práticas institucionais mediante os discursos biopolíticos que as atravessam, enfatizando o processo de docilização e assujeitamento dos corpos infanto-juvenis.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fábio. S. Cotidiano, trajetórias e políticas públicas: crianças e adolescentes em situação de rua em Vitória da Conquista, Bahia (1997-2007). 176 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade – A vontade de saber. Vol. 1. São Paulo: Graal, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
HILLESHEIM, Betina ; CRUZ, Lílian Rodrigues da. Risco, vulnerabilidade e infância: algumas aproximações. Psicologia Social. [online]. 2008, vol.20, n.2, pp.192-199. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000200006
LUSTIG, Andréa Lemes; CARLOS, R. B.. Criança e infância: Contexto histórico social. In: ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS - ÉTICA E DIVERSIDADE NA PESQUISA, GOIÂNIA: CEGRAF, 2014. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/693/o/TR18.1.pdf . Acesso em: 17 ago.2024
MENDONÇA, Cristiana Carvalho. O acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes no Cemaia: Uma análise sobre a implantação das alterações ocorridas no ECA em decorrência da Lei 12.010/2009. Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social. Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras: 2011.
OLIVEIRA, Josiane. O Código de Menores Mello Mattos de 1927: concepção de menor e de educação no período de 1927 a 1979. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia. Universidade Estadual de Londrina, PR: 2014.
PASSETTI, Edson. “Crianças Carentes e Políticas Públicas”. Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
PÚBLIO, Carlos Alberto Maciel. Memória social e coletiva da institucionalização de crianças e adolescentes no município de Vitória da Conquista, Bahia, e seus reflexos na Casa de Acolhimento (1997 a 2015). Tese do Programa de Pós-Graduação em Memória Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, 2016.
RIZZINI, Irene; RIZZINI, Irma. A institucionalização de crianças no Brasil. Percurso histórico e desafios do presente. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2004.
SANTOS, Eleni Carvalho. Política de atendimento às crianças órfãs: um estudo do lar Santa Catarina de Sena em Vitória da Conquista – BA. (1962-2002). Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação, UESB, Vitória da Conquista, 2017.
SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel. “As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo”. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; PINTO, Manuel (Org.). As crianças. Contextos e identidades. Editora Bezerra, PT: 1997.
STEARNS. Peter N. A infância. São Paulo: Contexto, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sertanias: Revista de Ciências Humanas e Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.