SERIAM OS FUNCIONÁRIOS ACRÍTICOS E DESCONHECEDORES DO QUE FAZ UM ESTUDANTE GOSTAR DE SUA ESCOLA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5891

Palavras-chave:

Educação escolar, Gosto pela escola, Percepções dos funcionários

Resumo

Embora tenham conquistado reconhecimento de que também são educadores, os funcionários das escolas ainda são pouco frequentes em pesquisas sobre como sujeitos da educação escolar pensam e atuam. Dito isso, fizemos a indagação aos funcionários de escolas públicas soteropolitanas sobre quais fatores ou aspectos fariam um estudante gostar de sua escola. O material empírico foi constituído por 37 respostas à pergunta “o que faz um aluno gostar de sua escola?” e analisado segundo inspiração da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em oito grupos característicos: múltiplos fatores, assistencialista ou bom tratamento, ensino-aprendizagem, qualidade empresarial-tecnicista, estrutura concomitantemente com ensino-aprendizagem, localidade (segurança), futuro dos discentes, e os próprios alunos. Percebemos também que quase um terço dos funcionários consideram vários fatores agindo concomitantemente pelo bem estar dos estudantes, embora por vezes inspirados de ideias neoliberais. Com tais análises, concluímos que esses funcionários não estão alheios aos problemas (e acertos) das escolas, sendo sujeitos heterogêneos, ativos e críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruno Cajado, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestrando em Biodiversidade e Evolução, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil; Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Evolução (PPGBioEvo); Grupo de Pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq;

Heitor Lesquives, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Mestrando em Ecologia aplicada à Gestão Ambiental, Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil; Programa de Pós-graduação em Ecologia e Biomonitoramento; Grupo de Pesquisa ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Marlécio Maknamara, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Pós-doutorado na School of Education da La Trobe University com Bolsa Estágio de Professor Visitante no Exterior (CAPES/PVEx); Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação/UFBA e Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRN; Líder do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

CAJADO, B.; LESQUIVES, H.; MAKNAMARA, M. SERIAM OS FUNCIONÁRIOS ACRÍTICOS E DESCONHECEDORES DO QUE FAZ UM ESTUDANTE GOSTAR DE SUA ESCOLA?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 330-347, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5891. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5891. Acesso em: 26 abr. 2024.