OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RS: SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, REPRESENTAÇÃO E LIDERANÇA ENTRE SECUNDARISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5892

Palavras-chave:

Juventude, Ocupação, Liderança, Socialização Política

Resumo

O artigo tem como questão central analisar como se constitui a percepção do papel das lideranças e representação por parte dos (as) estudantes secundaristas que realizaram ocupações nas escolas estaduais durante o ano de 2016 no Rio Grande do Sul/Brasil. A pesquisa qualitativa foi realizada em 2016 em duas cidades (Pelotas e Rio Grande), com posterior entrevista com informante de ocupação em escola na cidade de Porto Alegre, no ano de 2017. Como procedimentos de pesquisa foram realizados dez grupos de discussão e aplicação de questionário semiestruturado a sessenta e cinco estudantes com idades entre doze e dezenove anos e uma entrevista semiestruturada com informante de ocupação em Porto Alegre. Percebeu-se duas visões centrais sobre liderança, sendo a primeira do grupo dos que não reconhecem a existência de liderança e tem uma visão considerada negativa sobre esta categoria, relacionando-a ao formalismo, autoritarismo e ausência ou distância, apontando como modelo ideal formas horizontais de organização. O segundo grupo identifica lideranças e compreendem-nas como aqueles que realizavam maior parte das tarefas e que estão mais imersos no cotidiano das ocupações. O que é comum entre os grupos é que é considerada legítima a participação em termos de intensidade e envolvimento com a pauta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Gonçalves Severo, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

Doutor em Ciências PUC-RS. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande-RS. Área de Sociologia – Instituto de Ciências Humana e da Informação (ICHI). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) – FURG. Integra o Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM) - FURG e Integrante do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU) – UnB.

Sérgio Botton Barcellos Botton Barcellos, Universidade Federal do Rio Grande - Brasil

Doutor em Ciências Sociais CPDA- UFRRJ. Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande - RS. Área de Sociologia – Instituto de Ciências Humana e da Informação (ICHI). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) – FURG e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFPel. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM) – FURG.

Mário Augusto Correia San Segundo, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do RS - Brasil

Mestre em História pela UFRGS. Doutorando em Educação UFRGS. Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS). Viamão - RS. Professor de História. Integra o Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Políticas, Estado e Movimentos Sociais (DIPEM) – FURG.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

SEVERO, R. G.; BARCELLOS, S. B. B. B.; SAN SEGUNDO, M. A. C. OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RS: SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, REPRESENTAÇÃO E LIDERANÇA ENTRE SECUNDARISTAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 348-366, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5892. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5892. Acesso em: 26 abr. 2024.