OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RS: SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, REPRESENTAÇÃO E LIDERANÇA ENTRE SECUNDARISTAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5892Palavras-chave:
Juventude, Ocupação, Liderança, Socialização PolíticaResumo
O artigo tem como questão central analisar como se constitui a percepção do papel das lideranças e representação por parte dos (as) estudantes secundaristas que realizaram ocupações nas escolas estaduais durante o ano de 2016 no Rio Grande do Sul/Brasil. A pesquisa qualitativa foi realizada em 2016 em duas cidades (Pelotas e Rio Grande), com posterior entrevista com informante de ocupação em escola na cidade de Porto Alegre, no ano de 2017. Como procedimentos de pesquisa foram realizados dez grupos de discussão e aplicação de questionário semiestruturado a sessenta e cinco estudantes com idades entre doze e dezenove anos e uma entrevista semiestruturada com informante de ocupação em Porto Alegre. Percebeu-se duas visões centrais sobre liderança, sendo a primeira do grupo dos que não reconhecem a existência de liderança e tem uma visão considerada negativa sobre esta categoria, relacionando-a ao formalismo, autoritarismo e ausência ou distância, apontando como modelo ideal formas horizontais de organização. O segundo grupo identifica lideranças e compreendem-nas como aqueles que realizavam maior parte das tarefas e que estão mais imersos no cotidiano das ocupações. O que é comum entre os grupos é que é considerada legítima a participação em termos de intensidade e envolvimento com a pauta.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.