CARACTERÍSTICAS DAS PESQUISAS QUE INVESTIGARAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL POR MEIO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6415Palavras-chave:
Comunidades de prática, Formação de professores, Pesquisas em educaçãoResumo
Este artigo objetiva compreender características das pesquisas em educação que investigaram a formação de professores no Brasil por meio de comunidades de prática. Foram analisadas pesquisas publicadas no banco de teses e dissertações da capes nos últimos dez anos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de revisão. Para seleção das pesquisas foram utilizados descritores: Comunidade de prática, formação de professores, formação docente e comunidade de prática, que resultaram em 21 pesquisas. Destas, analisamos quatro características: temáticas, objetivos, principais autores e resultados obtidos. Observamos que as principais temáticas envolveram formação inicial e continuada de professores e que a comunidade de prática é um processo utilizado com foco colaborativo e no uso das tecnologias da informação e comunicação. Os objetivos das pesquisa classificam-se em sua maioria como propositivos, e descritivos. O autor Wenger (2001) ganha destaque quando trata-se de Comunidade de Prática, Fiorentini (2014), Gatti (2010), Imbernón (2009) e Nóvoa (2009) ao tratar da formação de professores e Almeida (2008) foi o mais citado quando trata-se de TICs na Educação. Afirmamos que propostas atuais relacionadas à formação de professores indicam contribuições positivas quando envolvem comunidades de prática, por traduzir-se em estratégia de desenvolvimento profissional docente eficaz e moderna, através do uso de ferramentas tecnológicas que ressignificam espaços de formação e a própria identidade docente. As pesquisas indicam ainda o uso da comunidade de prática como um instrumento para o desenvolvimento profissional docente, abrindo portas para Tecnologias de Comunicação e informação, inovando propostas que valorizam e estimulam o compartilhamento entre profissionais.
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