DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO

CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NÃO ALIENADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12470

Palavras-chave:

Cibercultura; Design Thinking; Pequenos Polegares; Pesquisa-formação; Tecnologias digitais

Resumo

O presente artigo contempla os resultados encontrados na ambiência formativa desmembrada pela pesquisa-formação na cibercultura. O objetivo do estudo é aplicar o Design Thinking na perspectiva de criar alternativas inovadoras para problemas cotidianos referentes às tecnologias digitais, apontando possíveis contribuições e deficiências. O corpus é constituído por quatro professores(as) de uma escola pública municipal de Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado da Bahia. Os dados foram produzidos com a articulação dos dispositivos: diário de campo e observação participante, bem como a aplicação das etapas (singulares para este campo empírico) do Design Thinking: reconhecimento, planejamento, empatia, ideação, prototipagem e aplicação. Tendo como ponto de partida o desafio “Como podemos criar uma sala tecnológica atrativa e democrática?”, foi elaborado o Projeto Pequenos Polegares, contemplando necessidades próprias do contexto escolar. Ademais, o estudo aponta que o Design Thinking, tendo como pilares a colaboração, a empatia e a experiência, bem como revelando-se em potência de autoria e criatividade dos(as) professores(as), demonstrou possuir dispositivos formativos em sua essência, visto que os praticantes desde campo empírico tenderam a refletir e modificar as suas posturas frente ao conhecimento, à prática formativa e à própria educação. Por fim, salienta atenção para os processos de inovação que negam a alienação contextual e para os apelos mercadológicos que permeiam as novas propostas apresentadas à educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Rogério Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pelo Programa e Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Gusmão, R. ., Soares, C. V. C. de O. ., & Barreto, D. A. B. . (2023). DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NÃO ALIENADA. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.12470