REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE AS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO

Autores

  • Keila Mendes dos Santos Universidade do Estado da Bahia (Uneb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Salientando as implicações das crenças na prática pedagógica e a relevância da formação do profissional de línguas estrangeiras para um ensino crítico e reflexivo, esta pesquisa surgiu da necessidade de verificar quais são as crenças que estudantes de Letras/Inglês apresentam sobre a aprendizagem e o ensino de língua inglesa, bem como destacar de que maneira as mesmas influenciam na prática em sala de aula. Os resultados indicam que a emergência de algumas crenças está intimamente associada aos tipos de experiências que os estudantes vivenciaram ao longo de sua trajetória de contato com essa língua em contextos distintos, exercendo influência significativa na postura docente em sala de aula. Percebe-se, assim, o curso de formação inicial como espaço apropriado para discussão de tais questões, uma vez que as crenças constituirão o perfil do futuro docente e funcionarão, em alguns casos, como sustentáculo da sua prática pedagógica, direcionando suas ações

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Mendes dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (Uneb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - Campus VI.

 

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação/Estudos da Linguagem pelo Southern Illinois University Carbondale (SIUC). Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Santos, K. M. dos, & Lima, D. C. de. (2018). REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR SOBRE AS CRENÇAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA EM FORMAÇÃO. fólio - Revista De Letras, 5(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3345

Edição

Seção

CULTURA, EDUCAÇÃO & LINGUAGENS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>