APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA (AUTO)ANÁLISE

Autores/as

  • Lucas Maciel de Albuquerque Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Giêdra Ferreira Cruz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4504

Palabras clave:

Autonomia, Narrativas de aprendizagem, Propiciamentos, Uso de tecnologias digitais

Resumen

O presente trabalho objetivou a realização de uma (auto)análise de uma narrativa de aprendizagem da língua inglesa redigida no momento em que o narrador cursava o semestre inicial de um Curso de Letras. Ao longo da (auto)análise, mobilizamos conceitos relacionados à três categorias de análise: a) manifestações da autonomia do aprendiz; b) os propiciamentos evidenciados na relação entre o aprendiz e os ambientes de aprendizagem; c) situações em que o uso de tecnologias digitais se integrou aos esforços de aprendizado da língua inglesa. Percebemos, com a seleção de excertos representativos da narrativa, que o narrador tornou-se gradualmente mais autônomo em relação à sua própria aprendizagem ao longo da sua trajetória, escolhendo recursos tecnológicos e ambientes de aprendizagem mais adequados aos seus gostos e motivações para aprender a língua. Além disso, percebemos que a (auto)análise proporcionou ao autor da narrativa a possibilidade de ressignificar a sua trajetória com a língua e de refletir sobre como a sua aprendizagem pode influenciar a sua atuação profissional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Maciel de Albuquerque, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestrando Em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Giêdra Ferreira Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Publicado

2019-02-12

Cómo citar

Albuquerque, L. M. de, & Cruz, G. F. (2019). APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UMA (AUTO)ANÁLISE. fólio - Revista De Letras, 10(2). https://doi.org/10.22481/folio.v2i10.4504