PRÁTICAS DE COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ENSINO

Autores

  • Gislene Lima Almeida Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Cláudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7660

Palavras-chave:

Tecnologias digitais; Música; Aprendizagem de Inglês.

Resumo

Neste artigo, analisamos um estudo de caso em que o objetivo principal foi investigar se/como as tecnologias digitais aliadas à música podem contribuir e/ou potencializar a aprendizagem de Língua Inglesa (LI) de alunos do ensino médio da rede pública de ensino, no que se refere à compreensão auditiva de inglês. Desse modo, neste estudo, a qual se insere nos pressupostos da linguística aplicada, e cujos arcabouços metodológicos estão pautados na pesquisa qualitativa, propusemos aos sujeitos uma sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2013) com o gênero música, com vistas à prática da compreensão auditiva através do Lyrics Training, interface digital voltada para a aquisição de línguas por meio da convergência de mídias. Como arcabouço teórico, nos baseamos, principalmente, em Berk (2008), Braga (2007), Leffa (2016), Santaella (2011 e 2014) e Santos e Rossini, (2011).Nessa perspectiva, a análise dos resultados e das observações empreendidas durante todo o período de desenvolvimento do estudo indica que as tecnologias digitais alinhadas a atividades com músicas podem trazer contribuições relevantes para a aprendizagem de inglês ao passo que propiciam a prática de habilidades linguísticas, principalmente no que diz respeito à compreensão auditiva. Ademais, as experiências vivenciadas mostraram que a utilização desses recursos no fazer pedagógico pode significar importantes mudanças para o processo de aprendizagem de LI.

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Biografia do Autor

Gislene Lima Almeida, Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professora de Inglês da rede privada de ensino, em Vitória da Conquista-BA.

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Publicado

2021-02-15

Como Citar

Almeida, G. L., & Soares, C. V. C. de O. (2021). PRÁTICAS DE COMPREENSÃO AUDITIVA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DA MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO ENSINO. fólio - Revista De Letras, 12(2). https://doi.org/10.22481/folio.v12i2.7660

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados