Agroecologia e o potencial contra-hegemônico do inventário da realidade na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v3i1.10759

Palavras-chave:

Inventário da realidade, Agroecologia , Educação do campo

Resumo

A partir desse mecanismo, criado pelo setor de educação do MST, buscamos discutir as contribuições que o inventário da realidade pode oferecer à educação do campo, uma educação emancipatória, pensada pelos e para os povos do campo como resposta às opressões sofridas como consequência do projeto agrícola nacional, impulsionado pela revolução verde e hoje chamado de agronegócio. Neste artigo apontamos o instrumento como ponte para a construção/reformulação do Projeto Político Pedagógico das unidades escolares sob a perspectiva da agroecologia como uma matriz de produção centrada nos sujeitos e em suas relações com a natureza.

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Biografia do Autor

Ricardo Alexandre Castro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pela UESB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade, Educação do campo e da Cidade – GEPEMDECC/UESB - Brasil. ricardoacastro@me.com. 

 

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação (UFMG), Pós-doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP; Professora Titular do DCHEL/UESB; Profa. do PPGED/UESB e do PPGE/UESC –Brasil. Correio eletrônico: arlerp@hotmail.com

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

CASTRO, R. A.; SANTOS, A. R. dos. Agroecologia e o potencial contra-hegemônico do inventário da realidade na Educação do Campo. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 1, p. 118-136, 2022. DOI: 10.22481/poliges.v3i1.10759. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/10759. Acesso em: 19 abr. 2024.