Documentos de produção de sentidos - reflexão sobre um estudo ambiental
DOI:
https://doi.org/10.22481/poligs.v3i2.11142Palavras-chave:
Resex, Conflitos ambientais, Estudos ambientais , AgroestratégiasResumo
Pretendo neste artigo discutir a produção de uma peça documental específica com a qual me deparei no decorrer de minha pesquisa: “Estudo Ambiental sobre o espaço territorial e componentes da Reserva Extrativista – RESEX Jaci-Paraná”, encomendado pela Associação de criadores de gado que atua dentro da reserva. Acionando conceitos como “agroestratégias” e “Justificações”, sugiro que sua elaboração imprime a tentativa de impor uma certa moralidade nas atividades econômicas praticadas ilegalmente.
Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri. Conflitos Ambientais a atualidade do objeto. In Conflitos Ambientais no Brasil. Henri Acselrad (Org.). Rio de Janiro: Relume Dumará. Fundação Heinrich Böll, 2004.
AGABEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Agroestratégias e desterritorialização: direitos territoriais e étnicos na mira dos estrategistas dos agronegocios. In: Capitalismo globalizado e recursos territoriais: fronteiras da acumulação no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2010.
BEZERRA, Gustavo Neves. As ordens de justificação nos conflitos ambientais do Estado do Rio de Janeiro. Revista Rio de Janeiro, n. 16-17, maio-dez. 2005.
BOLTANSKI, Luc & CHIAPELLO, Eve. O novo espírito do Capitalismo. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BRONZ, Deborah. Nos bastidores do Licenciamento Ambiental. Rio de Janeiro: Conta Capa, 2016.
FERREIRA, Letícia. LOWENKRON, Laura. Orgs. Etnografia de documentos: pesquisas antropológicas entre papéis, carimbos e burocracias. 1. ed. - Rio de Janeiro: E-papers, 2020.
MALHEIRO, Bruno. PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. MICHELOTTI, Fernando. Horizontes amazônicos: para repensar o Brasil e o mundo. 1.ed. - São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2021.
SANTANA, Ravele da Silva. A destruição de um território: o caso da Reserva Extrativista Jaci-Paraná, em Rondônia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho – RO, 2020.
Páginas da internet consultadas:
https://www.ambientegaia.com.br/cases/, consulta em 08/04/2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGÉS)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.