Fazer política e práticas de documentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poligs.v3i2.11750

Palavras-chave:

Documento, Práticas de documentação, Política, Estado, Burocracia

Resumo

Apresentamos as reflexões elaboradas por pesquisadores sobre os modos de fazer política por meio da produção de documentos. O ponto de partida, para a reunião dos artigos que compõem o dossiê, foi a problematização das diferentes formas de ação política que em seus efeitos subvertem ou elaboram direitos no processo de fabricação de artefatos documentais. As análises, realizadas a partir de dados etnográficos sobre as práticas documentais, destacam o contexto de ações políticas que elaboram e modificam direitos. Os resultados dos estudos apontam para o modo como os documentos, muitas vezes acionados como recursos metodológicos em situações de restrições sanitárias, são considerados objetos produzidos por ações políticas e com a agencia de fazer política e atos de resistência.

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Biografia do Autor

Danilo César Souza Pinto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Antropólogo. Graduado (2004) em Ciências Sociais e mestrado (2007) em Ciências Sociais (com ênfase em Antropologia Social) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor (2013) em Antropologia Social pela mesma instituição, com a tese "Homenagens do Legislativo: uma etnografia dos processos simbólicos do estado". Estágio de pós-doutorado junto ao Departamento de Antropologia (DAN/UNICAMP, 2021) em pesquisa sobre ações afirmativas para indígenas no Ensino Superior. Investigador Visitante Júnior (2010-2011) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professor e pesquisador com experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do Estado, sociedades indígenas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: burocracia, política, educação e diversidade étnico-racial, educação indígena e sociedade brasileira. Atualmente é Professor Titular de Antropologia Social na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB) e membro do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Temática Indígena e Interculturalidade (GETII)".

Bruna Potechi, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Pesquisadora de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É doutora (2018) e mestra (2013) em Antropologia pela mesma universidade. Foi Visiting PhD-Student na The University of Edinburgh, na Escócia, Reino Unido (2015-2016) sob supervisão da Professora Janet Carsten. E pesquisadora visitante do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia (2017-2018). Atua principalmente nas áreas de Antropologia do Estado e da burocracia com especial interesse em leis e etnografias de documentos. Correio eletrônico: brunapotechi@gmail.com

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

CÉSAR SOUZA PINTO, D. .; POTECHI, B. .; SARTORI, L. Fazer política e práticas de documentação . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 3-12, 2022. DOI: 10.22481/poligs.v3i2.11750. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/11750. Acesso em: 22 dez. 2024.