A atuação do gestor escolar na articulação formativa dos docentes durante a Pandemia da Covid-19: um estudo bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.13596

Palavras-chave:

Formaçao de Professores , Gestão Educacional , Pandemia

Resumo

O artigo teve como objetivo verificar, quantificar e analisar as publicações disponíveis em três portais de busca de trabalhos acadêmicos sobre as ações desenvolvidas por gestores escolares, no período da pandemia da COVID-19, que destaquem a importância do trabalho desse profissional na articulação formativa dos docentes nas múltiplas comunidades escolares que atuam. A pesquisa teve suas bases na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica. Para tratar o volume de artigos encontrados nesses portais de busca, usou-se tabelas analíticas para compilar as informações e o conteúdo das publicações foram examinados usando a técnica de Análise Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Foram encontrados sete (07) artigos que atendiam aos objetivos dessa investigação. Depois da seleção e análise inicial, duas categorias analíticas destacaram-se, sendo estas: A responsabilidade do gestor educacional em tempos de pandemia (Peres, 2020; Guedes, Rosa; Anjos, 2021; Saboia; Barbosa, 2021; Santos et al, 2021) e os desafios da gestão na organização escolar e na formação docente no período da COVID-19 (Lemos, 2021; Santos et al, 2021; Souza, 2021; Vaz; Fossatti, 2022). Os resultados alcançados com essa investigação destacam a importância do trabalho do gestor educacional como fator fundamental na efetivação de ações para promoção e superação dos problemas enfrentados nesse período pandêmico. No aspecto da formação docente, evidenciou-se que o gestor tem influencia direta na criação de ocasião formativa ao corpo docente das unidades escolares, podendo favorecer assim, momentos importantes no aperfeiçoamento profissional desses docentes.

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Biografia do Autor

Carlos Renato Gonçalves dos Santos, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Brasil

Mestrando, UNEB; Universidade da Bahia (UNEB) - Brasil; Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (PPGMPEJA); Grupo de Pesquisa GEPALE-BA. carlos.renato.bio@gmail.com.

José Veiga Viñal Júnior, Universidade da Bahia (UNEB) - Brasil

Doutor, Vigo-Espanha; Universidade da Bahia (UNEB)- Brasil; Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (PPGMPEJA); THOPED. joseveigavinal@gmail.com.

Marta Rosa Farias de Almeida Miranda Silva, Universidade da Bahia (UNEB) - Brasil

Doutora, UNEB; Universidade da Bahia (UNEB) - Brasil; Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (PPGMPEJA); InterGesto. mmiranda@uneb.br

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

SANTOS, C. R. G. dos .; VIÑAL JÚNIOR, J. V. .; SILVA, M. R. F. de A. M. . A atuação do gestor escolar na articulação formativa dos docentes durante a Pandemia da Covid-19: um estudo bibliográfico. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 2, p. 113-138, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i2.13596. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/13596. Acesso em: 18 maio. 2024.