A atuação do gestor escolar na articulação formativa dos docentes durante a Pandemia da Covid-19: um estudo bibliográfico
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.13596Keywords:
Formaçao de Professores , Gestão Educacional , PandemiaAbstract
O artigo teve como objetivo verificar, quantificar e analisar as publicações disponíveis em três portais de busca de trabalhos acadêmicos sobre as ações desenvolvidas por gestores escolares, no período da pandemia da COVID-19, que destaquem a importância do trabalho desse profissional na articulação formativa dos docentes nas múltiplas comunidades escolares que atuam. A pesquisa teve suas bases na abordagem qualitativa e na pesquisa bibliográfica. Para tratar o volume de artigos encontrados nesses portais de busca, usou-se tabelas analíticas para compilar as informações e o conteúdo das publicações foram examinados usando a técnica de Análise Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Foram encontrados sete (07) artigos que atendiam aos objetivos dessa investigação. Depois da seleção e análise inicial, duas categorias analíticas destacaram-se, sendo estas: A responsabilidade do gestor educacional em tempos de pandemia (Peres, 2020; Guedes, Rosa; Anjos, 2021; Saboia; Barbosa, 2021; Santos et al, 2021) e os desafios da gestão na organização escolar e na formação docente no período da COVID-19 (Lemos, 2021; Santos et al, 2021; Souza, 2021; Vaz; Fossatti, 2022). Os resultados alcançados com essa investigação destacam a importância do trabalho do gestor educacional como fator fundamental na efetivação de ações para promoção e superação dos problemas enfrentados nesse período pandêmico. No aspecto da formação docente, evidenciou-se que o gestor tem influencia direta na criação de ocasião formativa ao corpo docente das unidades escolares, podendo favorecer assim, momentos importantes no aperfeiçoamento profissional desses docentes.
Downloads
References
ALMEIDA, Luana Costa; DALBEN, Adilson. organizar o trabalho pedagógico em tempos de COVID-19: no limiar do (im)possível. Educação & Sociedade, v. 41, 2020.
AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020.
AYRES, Bruna Escalante. Gamificação no ensino de línguas: transformando a aprendizagem em um jogo. Revista Tecnologias Educacionais em Rede (ReTER), v. 2, n. 2, p. 20-01-17, 2021.
BAHIA. Decreto n. 19.529, de 16 de março de 2020. Regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Disponível em: <http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020>. Acesso em, 16 de maio de 2023.
BAHIA. Decreto n. 19.586, de 27 de março de 2020. Ratifica declaração de Situação de Emergência em todo o território baiano, para fins de prevenção e enfrentamento à COVID-19, e regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Disponível em: <http://www.casacivil.ba.gov.br/arquivos/File/DECN19586DE27MARCO2020.pdf>. Acesso em, 16 de maio de 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. – São Paulo, ed. 70, 2016.
BOLFE, Marcelo; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Formação de professores da EJA em tempos de pandemia: interação, criatividade e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v. 22, n. 72, 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 04 de junho de 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 9394/96 de 20 de Dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: . Acesso em 04 de junho de 2023.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 23, n. 3, 2007.
DUQUES, Maria Luiza Ferreira; AMORIM, Antonio. Perspectiva da gestão de Educação de Jovens e Adultos e interfaces com a formação docente. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 3, p. 41-57, 2016.
FERREIRA, Edmar Lucas. Descentralização do poder: a prática da gestão democrática e participativa na escola. 2017. Disponível em <http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/10descent.pdf>. Acesso em 08 de junho de 2023.
FREITAS, Henrique M. R.; CUNHA JR., Marcus V. M.; MOSCAROLA, Jean. Aplicação de sistema de software para auxílio na análise de conteúdo. São Paulo: RAUSP, v. 32, nº 3, Jul/Set. p. 97-109, 1997.
GUEDES, Marilde Queiroz; ROSA, Eliara Marli; ANJOS, Ana Paula Souza do Prado. Gestão escolar: novos desafios e perspectivas frente à pandemia. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 61, p. 130-144, 2021.
LEMOS, Carolyne Santos. Pandemia da covid-19 e o papel da gestão escolar na formação continuada voltada ao domínio das TICS. Revista Panorâmica online, v. 33, 2021.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Curitiba: Ed. Positivo. 2009.
LÜCK, Heloisa. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. – E.P.U., 2. ed. 2020.
MARQUES, Rita de Cassia; SILVEIRA, Anny Jackeline Torres; PIMENTA, Denise Nacif. A pandemia de Covid-19: interseções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. Coleção história do tempo presente, v. 3, p. 225-249, 2020.
MELLO, Elane Bueno Fernandes Lobo de. Gestor escolar contemporâneo: novos desafios, novas funções. Dissertação (mestrado) – Centro de Educação Superior de Inhumas, FacMais, Mestrado em Educação, 2021.
PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar: educador ou gerente?. – São Paulo: Cortez, 2015.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. Cortez Editora, 2017.
PASINI, Carlos Giovani Delevati; CARVALHO, Elvio de; ALMEIDA, Lucy Hellen Coutinho. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. Observatório Socioeconômico da COVID-19 (OSE), v. 9, 2020.
PERES, Maria Regina. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista de Administração Educacional, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020.
SABOIA, Valquiria Soares Mota; BARBOSA, Rozilda Pereira. Pandemias reais, currículo, gestão escolar e nós. E agora?. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 1, p. 1-11, 2021.
SANTOS, Késia Novais Silva et al. A responsabilidade do gestor escolar em tempo de pandemia. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, v. 8, n. 8, 2021.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 16, n. 1, 2015.
SOUZA, Gabriela Pereira. Formação docente em tempos de pandemia: experiência na gestão escolar. Ensino Em Perspectivas, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021.
VAZ, Douglas; FOSSATTI, Paulo. Gestão universitária em tempos de pandemia: decisões ágeis adotadas por uma Instituição de Ensino Superior. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.59, 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.