Ensino a distância: desafios no uso da plataforma e-learning no ensino superior em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14466

Palavras-chave:

E-learning, Ensino à Distância, Ensino Superior

Resumo

O estudo que apresentamos está relacionada as implicações do uso das tecnologias de informação e comunicação, no processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa, suportada por um estudo bibliográfico. Optamos pela técnica de inquérito dirigido a estudantes das IES´s cuja aprendizagem, é caraterizada pela modalidade à distância com uso da plataforma digital de aprendizagem e-learning. Os dados revelaram que existe nos estudantes fraco domínio das TIC´s, facto que tem contribuído negativamente no uso e manuseio das plataformas digitais de aprendizagem. O estudo mostrou ainda que a extensão territorial da província e a fragilidade sócio-económica das famílias rurais, constituem elementos influenciadores do fraco domínio e do uso das TIC´s. Toda essa matriz de factores tem tido implicações negativas no processo de ensino-aprendizagem centrado nas plataformas digitais. Deste modo, é importante a criação de estratégias didático-pedagógicas, que possam promover nos estudantes, conhecimentos das TIC´s por meio de iniciativas específicos por forma a garantir a qualidade da acção educativa para este modelo de ensino.

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Biografia do Autor

Adriano António Laina, Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociencias (ISDRB) - Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma-Niassa. Licenciado em Administração e Gestão Educacional pela na Universidade Rovuma-Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE). Correio eletronico: adrianolaina50@gmail.com

 

Agostinho Selemane, Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociencias (ISDRB) - Moçambique

Mestrando em Avaliação Educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma-Niassa. Licenciado em Ensino de Geografia pela Universidade Católica de Moçambique. Correio eletronico: a.selemane1972@gmail.com

Agostinho Rosário Teimoso, Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociencias (ISDRB) - Moçambique

Mestre em Avaliação Educacional pelo Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma- e Niassa. Licenciado em Ensino de Química pela Universidade Pedagógica Delegação de Niassa. Professor da Escola Secundária Geral de Mandimba-Niassa. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE). Correio eletronico: agostinhoteimosorosario@gmail.com

Mateus Lourenço André, Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociencias (ISDRB) - Moçambique

Mestre em Avaliação Educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências da Universidade Rovuma-Niassa. Licenciado em Direção e Gestão Educacional pela Universidade Católica de Moçambique. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Educação e Contextualização no Ensino (NuPECE). Correio eletronico: mateuszawangoni@gmail.com

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

LAINA, A. A.; SELEMANE, A. .; TEIMOSO, A. R. .; ANDRÉ, M. L. . Ensino a distância: desafios no uso da plataforma e-learning no ensino superior em Moçambique . Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 3-25, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i1.14466. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/14466. Acesso em: 3 jul. 2024.