A política de educação integral e emancipação da mulher

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i1.14723

Palavras-chave:

Educação Integral, Emancipação, Mulher

Resumo

A Bahia destaca-se como um dos estados que transformou a educação integral em tempo integral em política pública, compondo em seus documentos diretrizes e objetivos voltados para os direitos humanos e a diversidade. A promoção do exercício da cidadania, igualdade racial e justiça social são aspectos fundamentais dessas diretrizes. Dado que a ampliação do tempo escolar é uma das principais demandas do movimento de mulheres para conquistar condições de autonomia, esta pesquisa tem como objetivo analisar o impacto da educação integral na vida das mulheres, adotando uma perspectiva emancipacionista. Utiliza o método de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográficos e documentais, os resultados obtidos indicam que os documentos educacionais na Bahia promovem um processo de desenvolvimento humano e social emancipatório nos diversos aspectos da formação escolar, abrangendo o desenvolvimento físico, emocional, social, cultural, econômico e cognitivo. No entanto, é evidente a necessidade de direcionar o debate sobre gênero como um elemento estruturante para a emancipação social. Isso implica incluir nos currículos escolares a abordagem prática de ações, temas e debates sobre gênero, considerando as interseções com raça e classe.

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Biografia do Autor

Juliana Campos Pereira, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Educação (2023), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Secretaria de Educação – Bahia; Membro do grupo de pesquisa CNPq Educação: Universidade e Região – EdUReg. Correio eletrônico: ccampos.jc@gmail.com

 

Marcius de Almeida Gomes, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutor em Educação Física pela UFSC, Professor Titular do Programa de Pós Graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC); Chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia; Membro do grupo de pesquisa CNPq Educação: Universidade e Região – EdUReg. Correio eletrônico: magomes@uneb.br

 

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

PEREIRA, J. C.; GOMES, M. de A. A política de educação integral e emancipação da mulher. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 146-167, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i1.14723. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/14723. Acesso em: 21 dez. 2024.