Financiamento público da Educação do Campo no Município de Itabuna-BA, no período de 2020-2023
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v5i2.15515Palavras-chave:
Educação do campo, Financiamento , Políticas públicasResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar o financiamento da Educação do Campo no município de Itabuna-Ba, no período 2020-2023, à luz da legislação, fundos e dos programas do governo federal. A pesquisa centrou sua ação investigativa com base na questão de estudo: como se deu o financiamento da Educação do Campo no município de Itabuna no período 2020-2023? A pesquisa tem como método de análise o Materialismo Histórico-Dialético (MHD), considerando suas principais categorias de análises de dados concretos da realidade, as mediações, contradições, qualidade e quantidade e, as categorias empíricas, como o financiamento da educação, a gestão da escola e os principais programas federais de educação. Os procedimentos metodológicos que nos serviram de aportes foram a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de aprofundamento do referencial teórico que embasará a investigação e a análise dos dados levantados e a pesquisa documental. A análise dos dados levantados demonstra que a Educação do Campo ainda é colocada em um nível inferior se for comparada à educação desenvolvida na rede urbana, pois tem poucos recursos, pouca assistência e sem condições de funcionamento. Ficou evidente que no município de Itabuna os recursos e programas de financiamento aplicados ainda são exclusivos do governo federal. Conclui-se que estes ainda não são suficientes para a melhoria das condições da Educação do Campo no Município lócus deste estudo.
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