Financiamento público da Educação do Campo no Município de Itabuna-BA, no período de 2020-2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i2.15515

Palavras-chave:

Educação do campo, Financiamento , Políticas públicas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o financiamento da Educação do Campo no município de Itabuna-Ba, no período 2020-2023, à luz da legislação, fundos e dos programas do governo federal. A pesquisa centrou sua ação investigativa com base na questão de estudo: como se deu o financiamento da Educação do Campo no município de Itabuna no período 2020-2023? A pesquisa tem como método de análise o Materialismo Histórico-Dialético (MHD), considerando suas principais categorias de análises de dados concretos da realidade, as mediações, contradições, qualidade e quantidade e, as categorias empíricas, como o financiamento da educação, a gestão da escola e os principais programas federais de educação. Os procedimentos metodológicos que nos serviram de aportes foram a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de aprofundamento do referencial teórico que embasará a investigação e a análise dos dados levantados e a pesquisa documental. A análise dos dados levantados demonstra que a Educação do Campo ainda é colocada em um nível inferior se for comparada à educação desenvolvida na rede urbana, pois tem poucos recursos, pouca assistência e sem condições de funcionamento. Ficou evidente que no município de Itabuna os recursos e programas de financiamento aplicados ainda são exclusivos do governo federal. Conclui-se que estes ainda não são suficientes para a melhoria das condições da Educação do Campo no Município lócus deste estudo.

 

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Biografia do Autor

Edjaldo Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - Brasil

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da Educação Básica Mestrado e Doutorado Profissional-PPGE/UESC; integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC) da UESB/UESC, coordenador territorial do Programa de Formação de Educadores do Campo (Formacampo-UESB/UESC); Professor efetivo da Educação Básica nos municípios de Itabuna e São José da Vitória-Bahia. Correio eletrônico: edjaldov@gmail.com.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Brasil

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutorado e Mestrado em Educação (FAE/UFMG), Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenadora do Programa Formacampo; Correio eletrônico: arlerp@hotmail.com.

 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

VIEIRA, E.; SANTOS, A. R. dos . Financiamento público da Educação do Campo no Município de Itabuna-BA, no período de 2020-2023. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 19-47, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i2.15515. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/15515. Acesso em: 28 jan. 2025.