Podemos falar em financiamento da Educação do Campo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v5i2.15536

Palavras-chave:

Educação do Campo, Produção do Espaço, Financiamento da Educação do Campo

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir como devemos pensar o Financiamento da Educação do Campo, a partir da questão lançada em seu título. A abordagem metodológica utilizada é a perspectiva da Construção do Espaço de Henri Lefebvre e do Contraespaço de Ruy Moreira; debatendo a história do Financiamento da Educação, a participação histórica da Educação do Campo nos recursos destinados à educação e as perspectivas futuras formativas dentro do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), Conselho Nacional de Educação do Campo (CONEC), articulações e movimentos por uma educação do campo dos estados para debater, desenvolver o controle social e disputar o financiamento na perspectiva da Educação do e no Campo. Defendo que o conhecimento da temática pelos povos dos campos, águas e florestas é chave para o avanço dos mecanismos de efetivação do direito à uma Educação do e no Campo e na consolidação de Contraespaços de resistência e produção de conhecimento acerca do financiamento da educação.

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Biografia do Autor

Ehrick Eduardo Martins Melzer, Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil

Docente vinculado ao Departamento Acadêmico de Química e Biologia (DAQBI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, membro do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC) na Frente das Escolas do Campo. Membro Laboratório Audiovisual e Tecnológico da Química (LAVIQ). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ludicidade, Tecnologia e Comunicação (GEPE LUTECOM) pesquisando sobre Políticas Educacionais do Campo. Correio eletrônico: ehrickmelzer@ufpr.br.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

MELZER, E. E. M. . Podemos falar em financiamento da Educação do Campo?. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 2, p. 48-62, 2024. DOI: 10.22481/poliges.v5i2.15536. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/15536. Acesso em: 29 jan. 2025.